Valinhos - Terça-Feira, 30 de Junho de 2015 - Hora:14:13

Prefeitura de Indaiatuba assina contrato com Estância Tordilha para prática de equoterapia

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), assinou na manhã de segunda-feira (29) o contrato com a Associação Estância Tordilha para o atendimento gratuito de crianças com necessidades especiais e carentes na prática de Equoterapia. Esteve presente no gabinete do prefeito o presidente da Associação, Guilherme Pereira Osorio; a administradora da Associação, Thais Perez e o secretário de Desenvolvimento, Renato Stochi.

A Estância Tordilha foi inaugurada em março deste ano e desde então o atendimento às crianças com necessidades especiais e carentes é realizado no local. O contrato é vigente por 5 anos e cada praticante usufrui por 1 ano. Inicialmente o trabalho é desenvolvido com 10 crianças, mas a previsão é chegar em 50 usuários. O custeio de todas as crianças é apadrinhado.

 

As pessoas interessadas em praticar a terapia com cavalos devem procurar a coordenadora do projeto na Prefeitura, Soledad Cristina Orives, na Secretaria de Desenvolvimento e iniciar o processo de cadastro. A triagem é feita em parceria com a Secretaria da Família e do Bem Estar Social e Saúde; a Secretaria de Educação também é parceira no transporte das crianças. O candidato passa por avaliação socioeconômica e médica, afirmando estar apto para Equoterapia. Para quem deseja mais informações para participar do projeto ou apadrinhar uma das crianças, ligue para (19) 3834-9271 ou mande um e-mail para desenvolvimento02@indaiatuba.sp.gov.br.

 

Equoterapia

 

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

O projeto da Estância Tordilha e Prefeitura de Indaiatuba visa promover e desenvolver a reabilitação das pessoas com necessidades especiais, buscando o aumento da capacidade e potencialidade física, psíquica, educativa e social. Tendo em vista a versatilidade e docilidade do cavalo que é utilizada como recurso terapêutico e como um instrumento de trabalho com movimentos rítmicos precisos e tridimensionais.

 

Em um ambiente facilitador, a equipe mobiliza o praticante a desenvolver as capacidades adaptativas das funções orgânicas e de interação social, através de informações sensoriais. O cavalo é preparado antecipadamente pelo equitador, com os devidos materiais (manta ou sela, com ou sem estribo) dependendo do quadro clínico apresentado e assim definido pelas terapeutas.

 

Fonte: indaiatuba.sp.gov.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web