Vinhedo - Domingo, 26 de Julho de 2015 - Hora:16:23

Prefeitura de Vinhedo elabora Guia de Orientação para usuários da Rede Municipal de Saúde

Por meio das Secretarias de Saúde e de Governo, está elaborando um Guia de Orientação para ser distribuído à população, com objetivo de orientá-la sobre os serviços oferecidos na Rede Municipal de Saúde, quando e onde procurá-los.

            O material, que ainda está em produção e deverá nos próximos meses começar a ser distribuído nos prédios públicos da saúde, traz informações como endereços e telefones de unidades de saúde, detalhes sobre exames e especialidades médicas ofertadas em cada local, nome do profissional com horário específico de atendimento na clínica de atenção básica (clínica geral, pediatria e ginecologia/obstetrícia) e nas clínicas de especialidades, além de serviços odontológicos, nutricionais, fonoaudiólogos, psicológicos, psicopedagogos, horário de funcionamento para coleta laboratorial e das farmácias das unidades para dispensação de medicamentos.

 

“Trabalhar na prevenção é o foco principal da nossa administração na área da Saúde. Ao lado da prevenção, a informação é o caminho que contribui para o sucesso deste trabalho. O objetivo do guia é facilitar e orientar  a população a proceder em casos que necessitem dos atendimentos da saúde ofertados pela Rede Municipal de Saúde”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

 

O guia orienta, ainda, onde ir em casos emergenciais, telefone do suporte básico de vida (ambulância), serviços oferecidos pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento e PA – Pronto Atendimento da Capela, com horário de atendimentos dos plantonistas, na clínica médica e pediatria, casos de internações e procedimentos cirúrgicos e serviços de regulação.

 

            Também constam informações sobre o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; do CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher; do CER Bela Vista – Centro de Estudos e Reabilitação; Centro de Fisioterapia  e serviços especializados como CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento e CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.

 

            O guia traz dados sobre outros serviços como a Farmácia Municipal, informações de como funciona a farmácia de alto custo, o laboratório municipal e a unidade de coleta da capela (UCC), além de serviços executados pela Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e o Serviços de Zoonoses.

 

            Segundo o secretário de Saúde, José Luís Bernegossi, o material também será importante para a população conhecer programas e serviços realizados pela Prefeitura, como o Programa Mamãe-bebê (responsável por acompanhar todas as puérperas dom município a partir do pós-parto imediato); o PAMDA (que acompanha em domicílio pacientes  acamados) e Ambulatório de Estomoterapia (especializado no tratamento de feridas e ostomia).

 

            Consta, ainda, informações para emissão do Cartão Cidadão (cartão saúde) e do Conselho Municipal de Saúde.

 

            Em todo o material constam telefones e endereços para a população estar orientada aonde ir para retirar suas dúvidas relacionadas aos serviços.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web