Vinhedo - Sexta-Feira, 10 de Julho de 2015 - Hora:21:25

Prefeitura de Vinhedo instala 3ª unidade do Centro de Referência de Assistência Social

O CRAS atenderá famílias de 33 bairros das regiões centro sul e sudeste da cidade, a saber

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugura em agosto a terceira unidade do Centro de Referência de Assistência Social na cidade, desta vez no Centro, na Rua Felicio Rossi, 153, no Jardim Alves Nogueira. As outras unidades ficam no bairro da Capela e na Nova Vinhedo.

 

“É mais uma ação de alcance social para a cidade, que preza o atendimento às pessoas em vulnerabilidade social, além de infância, adolescência e terceira idade”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.

 

O CRAS atenderá famílias de 33 bairros das regiões centro sul e sudeste da cidade, a saber: Caixa D’água, Recanto das Canjaranas, Vale da Santa Fé, Chácara do Lago, Macaúba e adjacências, Casa Verde, Jd. Alves Nogueira, Jd. Emilia, Jd. Alba, Barra Funda, Jd. Brasil, Jd. Santa Rosa, Jd. Junco, Jd. Itália, Santa Cruz, Jd. Primavera, Vila Planalto, Vila Cascais, Vila galo, Residencial Flora, Colinas de São Diego, Buracão, Paiol Velho, Estância das Flores, Pinheirinho, Jd. Nova Canudos, Jd. Paulista, Vista Alegre, Marambaia, São Joaquim, Ipê Velho, Fazenda São Luiz I e II e Centro. 

 

“As famílias destas regiões da cidade sempre foram atendidas, nos últimos anos, na sede da Secretaria de Assistência Social, pelo Serviço de Atenção às Famílias–SAF. Entretanto, um dos requisitos para a criação de uma unidade do CRAS é ter uma unidade independente do órgão gestor, no caso a Secretaria de Assistência Social, razão pela qual optamos por um novo espaço onde poderemos oferecer às famílias usuárias do serviço um rol maior de atenções que sirvam para a superação de suas vulnerabilidades dentro das nossas atribuições”, afirma a Secretaria de Assistência Social, Iolanda Dias Nunes.

 

A locação de um imóvel exclusivo para o CRAS foi uma conquista e por isso desde a seleção dos trabalhadores, a escolha do imóvel e hoje, a sua organização interna foram cuidadosamente pensados de forma que possa, efetivamente, servir aos seus objetivos para a população usuária.

 

“Para atender a essa população da região centro sul e sudeste de Vinhedo foi imprescindível um imóvel próximo a rodoviária, para onde convergem as linhas de transporte público que perfazem todos os bairros da região, além de um espaço acolhedor”, afirma Iolanda.

 

Equipe

 

Atualmente, a equipe do serviço é composta por três profissionais de nível superior (as assistentes sociais Alexandra e Regina; e a psicóloga Raquel Camargo;  três trabalhadores de nível fundamental e médio (Viviane, Vera Camatari e Neusa) e uma estagiária de Serviço Social (Daiane). Esta equipe é responsável pela oferta das atenções à população residente nos bairros de abrangência do território que vão desde a organização e conservação dos espaços, o acolhimento inicial (recepção), até o acompanhamento da situação vivenciada pela família e a definição das melhores estratégias para cooperar na superação das suas necessidades e vulnerabilidades. Por se tratar de um serviço da proteção social básica a coordenação cabe à Gerência de Proteção Social Básica, hoje representada pela assistente social Raquel Cristina.

 

Serviços

 

Como as demais unidades do CRAS, o serviço ofertará: acolhimento e orientação, ações coletivizadas (grupos, oficinas, palestras e campanhas), referenciamento dos serviços socioassistenciais do território, inserção e gestão das famílias nos programas de transferência de renda e benefícios municipais entre outras ações de competência. A sua inauguração oficial será em agosto, mas o novo imóvel já está organizado e recebendo a população para atendimentos e atividades programadas pelos profissionais. Essa unidade do CRAS, para efeito de localização, fica atrás da delegacia e perto do portão de acesso do cemitério. O funcionamento é das 7h30 às 17h00 e o telefone 3886-4594.

 

Vinhedo Social

 

Vinhedo tem se destacado no campo da assistência social com investimentos em benefício das pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de infância, adolescência e terceira idade.

 

No mês passado, a Fundação Abrinq confirmou Vinhedo na 24º posição no Brasil em investimentos para a infância e a adolescência. Esse número é extremamente relevante, pois a avaliação levou em conta os 5.665 municípios brasileiros. Vinhedo ainda tem chance de se posicionar entre as dez primeiras cidades, já que o dado ainda é preliminar.

 

A cidade tem ainda o certificado do Programa Prefeito Amigo da Criança, criado em 1996 com o objetivo de mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Atualmente, o Programa está na sua quinta edição, que corresponde ao mandato 2013-2016. Tem abrangência nacional e está presente em todos os estados do país.  A primeira adesão do município de Vinhedo ao Programa ocorreu na gestão 2009-2012.

 

Outro programa importante da Prefeitura é o “Selando Parcerias”, convênio celebrado com entidades assistenciais, para onde deverão ser transferidos este ano quase R$8 milhões, a título de subvenção social para execução de serviços específicos. Este será o maior investimento já feito pela Prefeitura na área social, na história de Vinhedo.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web