Vinhedo - Segunda-Feira, 06 de Julho de 2015 - Hora:10:32

Prefeitura de Vinhedo orienta população a atualizar a carteira de vacinação no período de férias

Duas unidades de saúde da cidade funcionam até 19h para facilitar o atendimento à população. Município também conta com serviço de emissão do Certificado Internacional de Vacinação, no Centro de Orientação ao Viajante

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, está orientando os vinhedenses a aproveitarem o período de férias escolares para receber a imunização de vacinas em atraso.

 

O objetivo da Prefeitura, que segue recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, é aproveitar o mês julho para intensificar a imunização contra as doenças. “Neste período de férias escolares há mais disponibilidade para os pais ou responsáveis levarem as crianças até as unidades de saúde para atualizar a carteira de vacinação”, explicou o secretário de Saúde, José Luis Bernegossi.

 

A Secretaria de Saúde ressalta, ainda, que nos meses de férias escolas há aumento no fluxo de turistas, em diversas localidades, e ambientes como rodoviárias, aeroportos e regiões onde possa estar ocorrendo alguma epidemia. “Desta forma, estar em situação vacinal em dia é fundamental para proteção de doenças”, completou o secretário.

 

Estão disponíveis nas unidades de saúde, para atualização, as vacinas que constam no calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

 

Vinhedo é uma das cidades que apresenta um dos maiores índices de cobertura vacinal da região. A justificativa, segundo o prefeito Jaime Cruz, é a facilidade de acesso da população às salas de vacina, presentes em todas as unidades de saúde da cidade. “Caminhamos para tornar Vinhedo uma das cidades mais saudáveis do Brasil  e para isso investimos muito no trabalho de orientação, para que a população tenha facilidade de acesso e procure as unidades de saúde para cuidar da saúde e, consequentemente, prevenir novas doenças”, declarou o prefeito Jaime Cruz.

 

Para receber a vacina basta apresentar a carteira de vacinação nas unidades de saúde da cidade (veja horário abaixo), sendo que em duas delas, na Policlínica da Capela e na UBS da Vila Planalto, a sala de vacina funciona até 19h, para facilitar o atendimento da população.

 

A vacina contra febre amarela está disponível somente na UBS da Vila Planalto e no Departamento de Vigilância em Saúde, onde funciona o serviço de emissão do Certificado Internacional de Vacinação, as terças das 9h às 12h e as quintas das 13h às 16h. O Departamento funciona na Avenida João Páffaro, 556, esquina com Rua das Margaridas, no bairro Pinheirinho.

 

Informações na Unidade Básica de Saúde mais próxima ou no Setor de Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3876-6777.

 

Emissão do Certificado Internacional de Vacinação

Moradores de Vinhedo que já estiverem programando a próxima viagem podem solicitar no próprio município a emissão do Certificado Internacional de Vacinação. O documento, exigido aos viajantes para ingresso a alguns países estrangeiros, era emitido apenas pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária) através de representantes nos aeroportos Internacionais, mas desde o ano passado passou a ser fornecido gratuitamente pela Prefeitura, com a criação em Vinhedo do Centro de Orientação ao Viajante do Brasil.

 

O serviço funciona no Departamento de Vigilância em Saúde, que abriga três setores da Secretaria de Saúde: a Vigilância Sanitária, a Vigilância Epidemiológica e Setor de Zoonoses, e está localizado na Avenida João Páffaro, 556, esquina com Rua das Margaridas, no bairro Pinheirinho.

 

Segundo explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Cinthya de Andrade Soares, para solicitar o Certificado Internacional de Vacinação o viajante deve realizar um pré-cadastro no site da Anvisa: http://www.anvisa.gov.br/viajante  ou solicitar o documento nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde. Após ser preenchido, deve ser apresentado no Centro de Orientação ao Viajante juntamente com o documento de identidade com foto e carteira de vacinação preenchida corretamente.

 

O Centro de Orientação ao Viajante funciona as terças-feiras, das 9h às 12h e as quintas-feiras, das 13h às 16h. O documento é emitido na hora e de forma gratuita.

 

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que as vacinas têm, geralmente, um período que varia entre 10 dias e 6 semanas até atingir a proteção esperada. Por isso, deve ser aplicada com a devida antecedência à viagem. Outras vacinas também poderão ser recomendadas como medidas preventivas ao viajante que se desloca para áreas de risco. Por isso, é importante o viajante se informar no Centro de Orientação ao Viajante se existe essa indicação para o destino de sua viagem. Além disso, é importante a atualização das vacinas de acordo com o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

 

Pessoas que trabalham em Vinhedo também poderão solicitar no município a emissão do certificado, desde que seja comprovado o vínculo empregatício.

 

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância em Saúde pelo telefone: 3886-5333.



Horário de funcionamento das Salas de Vacina nas Unidades Básicas de Saúde



Das 7h às 19h
UBS Planalto – Rua Brasília, 273 – Vila Planalto
Policlínica da Capela – Rua Juliana Von Zuben Degelo, 1.375 - Capela



Das 7h às 16h
- UBS Vila João XXIII - Rua Arthur Biancalana, 120 - Vila João XXIII
- UBS Três Irmãos - Rua Agenor Gallo s/nº - Jardim Três irmãos
- Centro Médico do São Matheus - Av. Presidente Castelo Branco nº 1.375 – Jardim São Matheus
- UBS Von Zuben – Rua Primeiro de Maio, s/nº, Jardim Von Zuben – Capela
- UBS Casa Verde – Rua Morubixaba, s/nº - Bairro Casa Verde

 

Fonte: vinhedo.sp.gov.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web