Vinhedo - Domingo, 13 de Setembro de 2015 - Hora:21:13

Prefeitura de Vinhedo promove educação inclusiva a 214 alunos com deficiência

Em Vinhedo, há profissionais capacitados em Atendimento Educacional Especializado, para integrá-los à vida escolar

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, tem se empenhado em universalizar o acesso à educação básica. Para isso, a Prefeitura possui uma rede municipal de ensino que atua numa perspectiva inclusiva, possibilitando que alunos com deficiência (física, intelectual ou sensorial), transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação, tenham possibilidades de aprendizagem.

 

Em Vinhedo, os alunos com deficiência frequentam as unidades de ensino como qualquer outro aluno sem deficiência, estudam nas classes comuns do ensino regular e participam de todas as atividades propostas.

 

Atualmente, 214 alunos com deficiência estão matriculados na rede municipal de ensino, sendo 194 no Ensino Fundamental I, II, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 20 na Educação Infantil. A Prefeitura de Vinhedo também atua no âmbito preventivo, ou seja, há 108 alunos em avaliação de possível deficiência, com transtornos psiquiátricos que afetam a aprendizagem ou com dificuldades extremas de aprendizagem. Esse público é acompanhado por profissionais da Educação Especial, Saúde do CRAS ou CREAS.

 

Para atuar junto aos alunos com deficiência que necessitam de apoio para locomoção, alimentação, higiene e comunicação, 41 estagiários de Pedagogia e de Psicologia e três cuidadores são disponibilizados pela Prefeitura.

 

“A inclusão no ambiente escolar é necessária, mas o apoio da família é imprescindível”, enfatizou a Secretária da pasta, Claudinéia Vendemiatti.

 

“Com bastante empenho, estamos conseguindo fazer das nossas escolas, ambientes de igualdade e de direitos respeitados, uma vez que contamos com professores capacitados, que atuam no desenvolvimento das competências de cada estudante”, disse o Prefeito Jaime Cruz.

 

 

Atendimento Educacional Especializado (AEE)

 

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) não é um reforço escolar, sua finalidade é o de complementar ou suplementar a formação do aluno com deficiência, disponibilizando serviços (encaminhamentos para as áreas de Saúde, para instituições especializadas, entre outros), recursos de acessibilidade (computadores, lupas, materiais em LIBRAS e em BRAILE, etc) e a aplicação de estratégias que eliminem ou minimizem as barreiras para o desenvolvimento e a aprendizagem desses alunos.

 

A partir de 2010, Vinhedo vem recebendo do Governo Federal equipamentos para a implantação de salas de recursos multifuncionais, ou seja, espaços organizados para a realização do AEE, que possuem recursos diferenciados.

 

Para atuar no Atendimento Educacional Especializado (AEE), de modo itinerante ou em salas de recursos multifuncionais, a Rede possui 29 profissionais efetivos e 9 contratados por processo seletivo (em caráter de substituição ou complementação), totalizando 38 professores especialistas em Educação Especial.

 

Dentre os profissionais acima citados, 2 são especialista em Deficiência Auditiva, 1 é especialista em Deficiência Visual e 4 atuam como Intérpretes de LIBRAS junto aos alunos surdos.

 

Desde 2012 a Secretaria de Educação oferece curso de LIBRAS para os profissionais da Educação, pais dos alunos surdos e funcionários de outras Secretarias interessados.

 

 

Oficinas Inclusivas

Nesse 2º semestre a Secretaria da Educação, através da equipe de Educação Especial, está oferecendo “Oficinas Inclusivas”. São encontros quinzenais, voltados aos profissionais da Educação Infantil (professores e auxiliares), com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre as deficiências, como acolher a criança com deficiência e sua família, como favorecer sua inclusão e, principalmente, como quebrar paradigmas e preconceitos.

 

“O projeto das Oficinas Inclusivas é muito importante e só tem acrescentado para os nossos estudantes e para a comunidade escolar como um todo, porque traz reflexos em todo o desenvolvimento dessas crianças”, explicou o Prefeito Jaime Cruz.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web