Vinhedo - Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2016 - Hora:10:36

Prefeitura de Vinhedo zera lista de espera por vagas em creche

A cidade de Vinhedo alcançou uma marca nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro, que muitas cidades do Brasil também gostariam de registrar: a Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação, zerou a fila de espera por vaga em creches, nas unidades de Educação Infantil.

        “Esta é uma das principais metas do nosso governo. Os pais e responsáveis precisam ter a tranquilidade de saber que, quando estão trabalhando, seus filhos serão cuidados com segurança e, ainda, já aprendendo o importante caminho dos estudos para o desenvolvimento pessoal e, futuramente, profissional. Como professor, também sei o quanto é importante o acompanhamento pedagógico desde os primeiros anos de vida e, em Vinhedo, não medimos esforços para investimentos na área educacional”, comentou o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.

        Nesta semana, cerca de 560 crianças foram matriculadas em creches municipais de Vinhedo, graças a ações da Prefeitura em otimizar espaços, ampliar unidades de Educação Infantil e, ainda, parceria com entidades privadas por meio de convênios firmados.

As crianças que frequentam as creches municipais na cidade de Vinhedo estão na faixa etária de 0 a 3 anos, conforme determina o Ministério da Educação. Ainda, 560 auxiliares de Educação Infantil atendem as 1840 crianças que estão matriculadas em creches na cidade, que tem cerca de 70 mil habitantes. De 4 meses a 5 anos, a Prefeitura registra cerca de 3,3 mil crianças matriculadas. Inclusive, a cidade atende crianças de 4 e 5 anos ainda em tempo integral, mesmo a lei não obrigando tal ação.

        Segundo dados da secretaria municipal de Educação, desde 2009 (quando Jaime Cruz, atual prefeito, era o então secretário de Educação, pasta que comandou até 2014 antes de assumir a Prefeitura em abril do mesmo ano) mais de 2.560 novas vagas em creches foram criadas, um recorde histórico na cidade. No início de 2009, apenas 495 crianças estavam matriculadas em creche, segundo dados da secretaria municipal de Educação.

        “As crianças recebem, por dia, 5 refeições diárias, incluindo café da manhã, lanche da manhã (fruta), almoço, lanche da tarde (fruta) e jantar, em 19 unidades de Educação Infantil na cidade. A partir dos 2 anos de idade, as crianças ainda contam com professores de Educação Física e Artes e, a partir dos 3 anos, o ensino de Inglês também é um diferencial na Educação Infantil de Vinhedo. Ainda, por sala de aula, atendemos as recomendações do MEC de número de crianças por auxiliares, sempre levando em conta também as dimensões físicas das salas de aula, de modo a garantir segurança, tranquilidade e conforto às nossas crianças”, afirmou a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti.

        De 2010 a 2015, 10 unidades de Educação Infantil foram ampliadas na cidade e 3 novas unidades construídas. Há 2 projetos para construção de novas creches na região da Capela e, ainda, ampliação de novas salas para este ano de 2016, com foco no atendimento da demanda que é contínua.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web