Valinhos - Segunda-Feira, 20 de Julho de 2015 - Hora:09:12

Presidente da Funasa visita obras da Barragem do Rio Capivari-Mirim em Indaiatuba

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e o superintendente do Saae, Nilson Gaspar, receberam na quarta-feira o presidente da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), do Ministério da Saúde, Antonio Henrique de Carvalho Pires e assessores técnicos, além do assessor do vice-presidente da República, Arlon Viana de Lima.

O objetivo foi vistoriar o andamento da obra da Barragem do rio Capivari-Mirim, para aprovação do último repasse da verba.

 

A obra com um custo superior a R$ 30 milhões, conta com R$ 12,3 milhões da Fundação, a fundo perdido, ou seja, sem necessidade de reembolso. É a única barragem sendo construída no Brasil com recurso vindo do órgão.

 

Devido ao destaque que a Barragem tem recebido por se tratar de uma grande obra que dará tranquilidade ao município para abastecer à população em futuros períodos de estiagem, o presidente da Funasa se deslocou de Brasília à Indaiatuba para vistoriar a obra e ficou impressionado com a rapidez e qualidade com que está sendo construída. "Essa é a maior obra no Brasil recebendo recursos da Funasa e é uma satisfação muito grande ver que recursos federais estão sendo bem administrados pelo município. Indaiatuba é uma referência no estado de São Paulo e no Brasil”, destaca Antonio Henrique. “Foram anos de trabalho para poder viabilizar essa obra e é gratificante poder entrega-la pronta em breve”, comenta Reinaldo. "Tenho muito orgulho de estar à frente dessa obra tão importante pra Indaiatuba", finaliza Gaspar.

 

BARRAGEM

 

A Barragem do rio Capivari-Mirim, está sendo construída no Bairro Mirim, 300 metros acima da atual captação do Saae, dando origem a um lago com capacidade para armazenar 1,3 bilhão de litros e irá regularizar a vazão do manancial em 316 litros por segundo, permitindo a captação durante o ano inteiro .

 

O Rio Capivari-Mirim responde por 38,8% da produção de água de Indaiatuba. Durante os períodos de seca seu volume é bem menor, dificultando ou até mesmo impedindo a captação.

 

A Barragem terá 260 metros de comprimento, 6 metros de largura, 23 metros de altura máxima sobre a fundação e espelho-d’água de 41,1 hectares (411 mil m²). A extensão de espelho d´água é de 2,5 km.

 

A área total do empreendimento, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a área do espelho-d´água, é de 1,3 milhão de metros quadrados. No local serão plantadas mais de 110 mil mudas de árvores nativas e será construído um novo Parque Ecológico.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web