Itupeva - Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2017 - Hora:09:02

Profissionais de Itupeva recebem informação sobre alterações no pagamento de benefício do INSS

 

O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Itupeva recebeu para uma roda de conversa a assistente social Flávia Rodrigues Hora e a servidora Maria Cecília Ferranti, da agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Jundiaí. O objetivo foi apresentar as alterações recentes do benefício assistencial BPC (Benefício de Prestação Continuada), no valor de um salário mínimo para o idoso a partir de 65 anos e pessoa com deficiência. 

 

Para ter direito, é obrigatório que a família esteja inscrita no Cadastro Único (idosos que já recebem têm até 31 de dezembro deste ano para se inscrever).

 

“Este benefício integra a proteção social básica no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) , instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, em consonância com o estabelecido pela Política Nacional de Assistência Social”, destacou Aline Melo Alves, secretária de Desenvolvimento Social.

 

Participaram da reunião, realizada dia 24, funcionários das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, da Apae de Itupeva e do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida.

 

Como receber - A família do idoso ou da pessoa com deficiência deve comprovar ser incapaz de prover a própria manutenção. Para isso, é preciso que a renda da família, dividida pelo total de pessoas, seja menor do que um quarto do salário mínimo (R$ 234,25).

 

O idoso deve comprovar ter 65 anos ou mais de idade (não é preciso ter contribuído para a Previdência). A família do idoso ou da pessoa com deficiência deve estar inscrita no Cadastro Único e manter os dados atualizados sempre que houver modificação na família ou no período máximo a cada dois anos.

 

Inscrição - Para se cadastrar, o responsável pela família, que deve ter mais de 16 anos e não precisa ser o beneficiário do BPC Família, deve procurar um posto do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família da cidade onde mora ou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

 

Para fazer o cadastro, é preciso levar o CPF de todas as pessoas da família. O setor de Cadastro Único em Itupeva fica na rua Hildebrando Ferraz, 192, Centro, das 8h às 17h.

 

Mais informações:

CRAS Parque das Hortênsias
Rua Miguel dos Santos, 324, Parque das Hortênsias
Telefone: (11) 4593-1391

 

Cras Central
Rua Felicio Falco, 107, Vila São João
Telefone: (11) 4591-3796

 

Telefone 0800-707-2003 (ligação é de graça e deve ser feita de um telefone fixo)

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web