Jundiaí - Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2017 - Hora:09:02

Projeto Horta Escolar de Jundiaí entra em nova fase

 

O projeto horta escolar entrou em uma nova fase nesta quarta-feira (4). Cerca de 300 profissionais, entre professores e coordenadores pedagógicos, participaram de uma formação, no Complexo Argos, sobre o manejo de hortas orgânicas. A atividade foi desenvolvida pelo Departamento de Alimentação e Nutrição da Unidade de Gestão de Educação (UGE) em parceria com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo. No próximo dia 11, o grupo vai ao Vale Verde colocar em prática o que aprendeu.

 

A UGE iniciou a retomada do projeto, no começo do semestre. Inicialmente, a ideia era reimplantar as hortas nas seis escolas que integram o projeto de prevenção à obesidade infantil, para envolver os alunos no cultivo de alimentos que não gostam de consumir, a fim de estimulá-los a experimentar, efetivando a educação nutricional.

 

“Porém, já conseguimos, em curto período de tempo, expandir o projeto e estamos trabalhando com 32 unidades escolares. Nessa primeira fase da formação, o objetivo é orientar sobre o plantio, o combate às pragas e a irrigação. Na segunda fase, dia 11, partiremos para a aula prática. Em breve, teremos saindo das hortas das escolas para os pratos das crianças, verduras e legumes fresquinhos, junto com plantas alimentícias não convencionais, como a taioba, o azedinho, e a moringa, que são ricas em nutrientes e algumas possuem até mais proteína que as carnes”, comenta a diretora de Alimentação e Nutrição da UGE, nutricionista Maria Angela Delgado.

 

A nutricionista lembra que, atualmente, 33,5% das crianças brasileiras estão com sobrepeso, o que leva a doenças cardíacas, diabetes, depressão e alguns tipos de câncer. Por isso, a preocupação da Prefeitura de Jundiaí em atuar no combate a obesidade, desenvolvendo diversas frentes de trabalho.

 

“Ao atuarmos dentro da escola, em parceria com os professores, estamos trabalhando também na prevenção dessas doenças, além de formar hábitos bons nas crianças, os quais elas levarão para o resto da vida”, completa.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web