Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017 - Hora:09:31

Projeto O Grafismo e a Arte Marajoara se encerra em Campinas com exposição de Artes Plásticas nesta quinta-feira (27)

Como finalização do projeto O Grafismo e a Arte Marajoara, que aconteceu em Campinas, e que se encerrou no dia 20 de julho, haverá uma exposição de artes plásticas com os trabalhos realizados pelos alunos do projeto. A exposição acontece na Casa do Lago, das 9h às 17h.

 

 

Cerca de 50 pessoas, entre jovens e adultos, participaram das oficinas de arte que aconteceram na Casa do Lago, totalizando 10 encontros, onde os participantes puderam ter contato com diversas áreas dessa cultura. A oficina teve o objetivo principal de divulgar a cultura Marajoara visual ao mesmo tempo que capacita seus participantes a desenvolverem seu potencial artístico e criativo, incentivando a produção artística por meio de objetos naturais e de fácil acesso.

 

 

 

Na mostra, os participantes irão expor obras que foram feitas durante o curso, com as técnicas aprendidas e muita criatividade. Durante os encontros, os alunos tiveram acesso ao conteúdo teórico, desenho, vivência de aromaterapia com óleos naturais, pintura sobre suportes naturais com a utilização de tintas vegetais e minerais, tingimento de fios e tecidos, pintura corporal, vivência de danças típicas, bordado, cerâmica e tecelagem.

 

 

A Arte Marajoara

A Arte Marajoara é uma identidade artística caracterizada pelo grafismo – técnica com desenhos labirínticos e repetitivos e traços gráficos simétricos –, que é fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha de Marajó, em Belém, no estado do Pará, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C.

 

 

Buscando manter essa tradição milenar viva, o projeto levou aos participantes uma oficina de artes plásticas que ensina os princípios do grafismo aplicados à diversos objetos, onde eles aprenderam a transformar materiais naturais em peças artísticas. Esse projeto foi realizado pela 3S Projetos com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural), com o patrocínio da Honda e apoio da Casa do Lago.

 

 

 

Serviço – A exposição de obras do projeto O Grafismo e a Arte Marajoara acontece na quinta-feira, 27 de julho, das 9h às 17h, na Casa do Lago (Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária). A entrada é gratuita.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web