Itupeva - Terça-Feira, 30 de Janeiro de 2018 - Hora:09:01

Reciclados, materiais se transformam em móveis e utensílios na 'Sala Verde' em Itupeva

 

Da sucata, do entulho e de tudo o que iria terminar no lixo para a produção de móveis, objetos e utensílios que auxiliam no dia a dia e embelezam ambientes. Assim foi a missão bem sucedida dos funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente da Prefeitura de Itupeva, que com muita criatividade e amor ao meio ambiente construíram peças que podem ser usadas em qualquer lugar.

 

Entre os móveis produzidos, há uma fonte de água confeccionada com isopor, descarte de arame de construção, galão de água vencido, madeira de palete, bambu, sisal de amarração de feno, cimento e areia. 

 

“A ideia principal do projeto Reciclagem e Sustentabilidade é mostrar que muito do que descartamos pode ser reaproveitado e sair do lixo para o luxo, tendo um real aproveitamento residencial ou comercial. Isso também pode ser um gerador de renda para aqueles que exercerem este trabalho”, comentou Renato Gonçalves, secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

 

Os móveis e objetos reciclados fazem parte da 'Sala Verde' e podem ser visitados por munícipes, estudantes e interessados na reciclagem de materiais.  “A reformulação da sala foi feita sem qualquer custo, pois todos os materiais usados foram reciclados ou doados. Tudo passou por processos de limpeza com produtos apropriados para cada item. As tintas utilizadas foram doações de empresas do município”, destacou Cristhian Eduardo Mazzetto, idealizador do projeto.

 

Todos foram confeccionados com base na reciclagem, sustentabilidade e nos '5 R's, usando as cores verde, amarelo, vermelho, azul e marrom para fazer um link com a identidade do sistema de reciclagem, nacionalmente conhecido.

 

Os itens criados foram:

  • Balcão de atendimento feito com paletes;                   
    - Puxadores das portas da parte de baixo do balcão feito com garrafas pet;
    - Portinhola de madeira com acabamento em vidro de descarte, na parte de baixo do balcão;
    - Acabamento de pintura realizada com tintas de base PVA, no estilo patina;
    - Aplicação de verniz à base de água;
    - Acabamento do tampo com resina e letras confeccionadas com retalhos de MDF;
    - Poltronas confeccionadas com tambores usados de 200 litros;
    - Tapeçaria confeccionada de retalhos;
    - Espuma de colchões descartados para acentos e encostos;
    - Base do acento e encosto feita com madeira de paletes;
    - Adesivos colados nas poltronas com mensagens de sustentabilidade e reciclagem, planejados e recortados de descarte;

 

O telefone para mais informações sobre a Sala Verde é o 4591-3522.

 

Ações - Desde o início da gestão do prefeito Marcão Marchi, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente promove palestras, oficinas e demais atividades, incentivando a população a desenvolver ações socialmente justas, ambientalmente corretas e economicamente viáveis em prol do desenvolvimento sustentável.

 

Desde janeiro de 2017 já foram plantadas pelo menos 3.200 árvores, divididas em duas áreas de recomposição florestal  ( preservação permanente ) e 300 mudas plantadas em campanhas de educação ambiental nas escolas e áreas públicas. Também foram criados convênios para descarte de lâmpadas residenciais, equipamentos eletrônicos e óleo de cozinha.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web