Segunda-Feira, 21 de Maio de 2018 - Hora:09:46

Respirar ar poluído: o que há de novo?

90% da população mundial está respirando ar impróprio, segundo a OMS. E isso tem implicações sérias para a saúde.

 

Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou recentemente um dado estarrecedor: 9 em cada 10 pessoas no mundo respiram ar poluído.

 

Isso significa que nada mais nada menos que 90% da população mundial está respirando ar impróprio, cheio de partículas poluentes que progressivamente vão impregnando o organismo e minando a perspectiva de uma vida mais saudável.

 

Como consequência, a OMS calcula que aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem, por ano, em todo o mundo, em decorrência da poluição ambiental.

 

Como isso é possível? Há tantas cidades, neste mundo, com esta magnitude de poluição? E as pessoas que vivem no campo ou longe de grandes cidades?

 

Vamos entender. A poluição pode estar no ar exterior e/ou no ar interior das residências. Segundo a OMS, aproximadamente 3 bilhões de pessoas no mundo – e isso significa 40% da população mundial- nas regiões economicamente menos favorecidas do planeta, localizadas principalmente na Ásia e África subsaariana, utilizam fontes poluentes dentro da cozinha para a produção dos alimentos.

 

A fumaça do cigarro é outra fonte importante de poluição no interior das casas. No ano de 2016 mais ou menos 3,8 milhões de mortes foram relacionadas a estas fontes interiores de poluição.

 

Além da poluição interior, respiramos um ar contaminado pela emissão de poluentes proveniente dos carros, indústria, grandes queimadas e até mesmo da “poeira” em regiões próximas de grandes desertos.

 

Com o passar do tempo e a recorrência da exposição, os riscos para doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, doença obstrutiva pulmonar crônica e câncer de pulmão ficam evidentes e estas são, em geral, as causas das mortes relacionadas à poluição.

 

Não é nenhuma novidade que respirar ar poluído faz mal para a saúde. O que há de novo são os números estarrecedores divulgados pela OMS. Imaginar que 90% da população mundial, nas primeiras décadas do século XXI, respira um ar de má qualidade, nos faz rever nossos conceitos sobre o real progresso e desenvolvimento da humanidade. Estamos no caminho certo?

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web