Domingo, 25 de Agosto de 2019 - Hora:21:09

Saiba quais são e os benefícios das frutas desta época do ano

Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem material especial com informações sobre alimentos que se desenvolvem melhor neste período

 

Frutas, verduras e legumes se desenvolvem melhor em determinada época do ano. Para orientar melhor o consumidor sobre quais alimentos aproveitar de acordo com o período do ano, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo preparou uma série de conteúdos especiais. As frutas mais comuns em agosto abrem a série.

 

Estar atento ao calendário das produções dos alimentos é positivo pelo fato de eles estarem mais frescos e nutritivos em comparação com os demais. Isso acontece porque, quando cultivados em seu período natural, esses produtos captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados.

 

“As frutas da época são ideais para consumo, pois o seu desenvolvimento é melhor, por estarem em condições climáticas ideais, oferecendo uma qualidade nutricional maior, no qual os nutrientes estão em quantidades mais adequadas, além de sabor e aroma mais fortes”, afirma a nutricionista Katlly Evillim Sousa, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria.

 

Entre elas estão as laranjas, frutas sobre as quais o Instituto Agronômico (IAC) realiza um árduo trabalho de pesquisa sobre suas variedades. Atualmente, as pesquisas de laranja lima no IAC estão focadas na avaliação de variedades precoces e tardias que permitam ampliar o período de oferta da fruta nas prateleiras.

 

“A laranja pera é uma das principais variedades plantadas no Estado de São Paulo, graças a sua aptidão tanto para a indústria de suco, quanto para o consumo in natura. Além de fornecer o material genético básico para o setor citrícola, pesquisadores da Secretaria vêm desenvolvendo estudos relacionados ao manejo cultural, como adubação e nutrição dos pomares, interação roçadora ecológica e programas de aplicação de herbicidas, visando sempre o aumento da produção, produtividade e qualidade final da fruta”, conta a pesquisadora do IAC, Marinês Bastianel.

 

Saiba mais sobre as frutas desta época e seus benefícios:

 

Banana nanica
Tem o sabor mais adocicado, tornando-se uma das variedades preferidas da fruta. Possui fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de fósforo que ajuda na saúde dos dentes e ossos e a vitamina C, que atua no sistema imunológico e é antioxidante.

 

Banana prata
Fonte de energia a banana prata é um dos tipos que contém maior quantidade de potássio em sua composição, prevenindo câimbras musculares e auxiliando no controle de pressão arterial. Além disso, a fruta tem triptofano, aminoácido precursor do hormônio serotonina que está associado com a sensação de bem-estar.

 

Carambola
Fruta rica em sais minerais, vitaminas A, C e do complexo B. Ela auxilia no sistema imunológico, além de ser antioxidante, ajudando na prevenção do envelhecimento.

 

Laranja lima
É menos ácida que os outros tipos. É bastante suculenta, rica em vitamina C, potássio, ferro e vitaminas do complexo B, além de possuir características anti-inflamatórias.

 

Laranja pera
A laranja é uma fruta fonte de vitamina C, além de conter fibra, ácido fólico, potássio e antioxidantes, possui diversos benefícios, entre eles ação preventiva contra gripes e resfriados, melhora função do sistema digestivo e auxilia na prevenção de anemia, pois aumenta a absorção do ferro. A melhor forma a ser consumida é in natura.

 

Mamão papaia
O Brasil é o primeiro produtor mundial de mamão e situa-se entre os principais exportadores. A fruta é rica em vitaminas C e A, auxiliando na prevenção de doenças além de possuir ação antioxidante.

 

Manga
Grande fonte de carotenoides e carboidrato, fornecendo energia para o organismo. Mangas contêm cálcio e fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal.

 

Tangerina Poncã
Fruta cítrica é fonte de vitamina C, atuando na prevenção de doenças. Contém cálcio e fósforo, minerais importantes para a saúde dos ossos, além de ser pouco calórica, em 100 gramas tem 38 calorias.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web