Jundiaí - Quarta-Feira, 01 de Julho de 2015 - Hora:10:40

Segurança de Jundiai é referência em rede nacional

O modelo de segurança por sistema de monitoramento adotado pela Guarda Municipal de Jundiaí ganhou projeção nacional e o título de referência no Brasil no Jornal “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo, nesta segunda-feira (29).

A reportagem destacou o trabalho integrado que envolve a cidade e outros dez municípios da região por meio das câmeras que monitoram e fazem a leitura das placas de veículos roubados ou furtados, o que cria uma espécie de “cerca virtual” contra a criminalidade.

 

Texto e imagens ressaltaram o trabalho das câmeras instaladas em pontos estratégicos de Jundiaí e nas cidades do “cinturão digital”, que juntas são responsáveis por tirar pelo menos 5 milhões de fotos diariamente, o que permite traçar o caminho percorrido pelo veículo suspeito, saber de onde veio e quanto tempo permaneceu na cidade.

 

“O trabalho integrado entre as principais forças da segurança da cidade e do Estado tem a tecnologia de ponta como aliada. Isso é um grande passo para que a comunidade possa se sentir mais segura. Nosso objetivo é diminuir cada vez mais os índices de violência em Jundiaí”, garante o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires.

 

O programa, que passou a operar com força total em 2013, é apontado como responsável por esclarecer mais da metade dos casos de furtos e roubos em Jundiaí. Batizado como “big brother”, uma alusão ao reality da própria emissora, o modelo conta com equipamentos de última geração.

 

Caso um veículo furtado em Jundiaí ou em outro município da “cerca virtual” entre na cidade e tenha a placa flagrada pela câmera, imediatamente o alarme instalado na base da Guarda Municipal é acionado. Isso permite uma resposta rápida em busca aos suspeitos.

 

“Este trabalho tem como meta a prevenção e o combate da violência e da criminalidade dentro da política adotada pelo governo do prefeito Pedro Bigardi. É um orgulho servir de exemplo para o País”, diz o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz.

 

Ferraz lembrou que com essa tecnologia é possível desenvolver um mapa com os números da criminalidade. “Sabemos, por exemplo, o horário de maior incidência de furtos e roubos de veículos na cidade, das 8h às 11h”, comentou. O trabalho integrado por meio de câmeras desenvolvido pelas cidades também permite a GM a obter dados sobre quais os pontos do município com maior índice de furtos e roubos, o bairro e até a rua.

 

“Este tipo de tecnologia nos permite cruzar e compartilhar informações para que seja elaborado uma ação integrada para coibir a criminalidade. Na área central de Jundiaí, por exemplo, o número de furtos e roubos foi reduzido em 23%. Em outras regiões, as estatísticas também apontam a redução da criminalidade”, comemora.

 

Fonte: jundiai.sp.gov.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web