Itupeva - Segunda-Feira, 04 de Junho de 2018 - Hora:13:59

Sítio em Itupeva inova na região com cultivo de tangerina sem semente

 

Que as terras itupevenses são férteis, isso não é novidade. Cada vez mais as plantações obtêm sucesso no município e a agricultura tem expandido as vendas até para outros países. Uma das novidades no cultivo em Itupeva, agora, é a tangerina sem semente - com mais de 50 toneladas produzidas somente este ano.

 

Conhecida como dekopon, a fruta é uma mistura de dois tipos de tangerina: ponkan e murcote. O tamanho (bem maior que a ponkan), a robustez e o fato de não ter sementes são os principais diferenciais desta tangerina, que tem agradado consumidores tendo em vista a grande quantidade vendida para redes de supermercados da região. Na cidade, a produção é feita pelo o Sítio Benassi.

 

As mudas foram adquiridas em Limeira e hoje os pés chegam a quase dois metros de altura, carregadas com frutas que podem chegar a 1 quilo cada. A colheita é feita manualmente, com as máquinas auxiliando no acondicionamento da tangerina – são separadas por tamanho pelo equipamento e acondicionadas em diferentes caixas.

 

“Nós não podemos perder tempo. Desta vez, chegamos a colher mais de 3 mil caixas da dekopon, que equivale a mais ou menos 54 toneladas de fruta”, explicou Henrique Fauste Neto, administrador do sítio.

 

Além da fruta, os 36 alqueires do sítio também dão espaço para plantação de pitaia, laranja, pêssego, uva, atemoia, maçã e caqui. “Temos produção o ano todo, por isso a importância de ficar com um olho nas frutas e outro no calendário”, completou o administrador

 

“É muito legal ver como a administração na parte da agricultura faz a diferença no negócio. Admiro o trabalho dos agricultores, pois eles praticamente seguem um calendário e não perdem nenhuma colheita”, afirmou Marcos Brunholi, secretário de Agricultura e Turismo, durante visita técnica ao sítio.

 

Apoio - Desde 2017, o prefeito Marcão Marchi tem realizado diversas ações que beneficiam os agricultores. Recentemente, a Prefeitura de Itupeva conquistou um posto de atendimento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O objetivo é facilitar a emissão de documentos e orientação aos agricultores.

 

Máquinas da Prefeitura também ajudam os produtores que não possuem este tipo de estrutura na preparação do solo. Em relação à especialização, diversos cursos também já foram oferecidos aos empreendedores do campo. 

 

Recentemente, mais de 60 deles participaram de uma visita à Agrishow, maior feira da América Latina do setor, por meio de uma parceria da Prefeitura com o Sebrae.

Todas as fotos da visita, aqui: https://goo.gl/LmUBV8

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web