Jundiaí - Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2015 - Hora:08:52

Sou o CANVAS, muito prazer.

Por Lurdes Dorta

O Centro Paula Souza cadastrou alguns professores para atuarem como Agentes de inovação Local- ALI, nesta proposta, juntamente com uma equipe de alunos egressos dos cursos de Turismo e Eventos, iniciamos a Associação de Profissionais de Turismo e Artesanato (uma Startup) que vem se desenvolvendo velozmente. Para esse trabalho utilizamos o modelo CANVAS- Quadro de Modelo de Negócios (Business Model Canvas), criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, serve para planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações, e que sem dúvida é um material valioso para estruturar uma proposta de negócio. Já ouviu falar? O Canvas é um diagrama com 9 espaços, que são preenchidos com as principais informações do funcionamento do negócio.

 

 

O processo de estruturação do negócio não precisa ser longo e detalhado. Principalmente em startups, tudo passa por validação e muda com muita agilidade. É a forma mais prática de modelagem. Então, em vez de começar fazendo um longo documento detalhando seu plano de negócios, que tal pensar de forma mais ágil?

 

O Canvas te ajuda a fazer isso. Usando o diagrama, você preenche as informações com post-its vinculados aos espaços correspondente. No fim, consegue visualizar em um plano o conteúdo do plano de negócios e trabalhar em possíveis melhorias sem precisar rever todo o documento.

 

Entendendo o Canvas

 

Os 9 campos representam as 4  pilares essenciais e insubstituíveis de um negócio: 

infraestrutura, oferta, cliente e finanças.

A infraestrutura foca na avaliação dos recursos disponíveis para se chegar a um valor do produto para o cliente.

A oferta se refere ao produto ou serviço oferecido ao consumidor e sua proposta de valor.

O pilar de cliente é composto por público alvo, canais de contato com o consumidor (distribuição e marketing) e o relacionamento estabelecido durante e após a venda.

As finanças abrangem os custos gerais e as fontes de receita da empresa.

 

Com isso temos:

  • Atividades-chave
  • Parceiros-chave
  • Recursos-chave
  • Custos
  • Proposta de valor
  • Público-alvo
  • Canais de relacionamento com o consumidor
  • Canais de venda do produto
  • Receitas

 

DICA.

 

Deixe o Canvas visível a todos os colaboradores da empresa. Assim, terão uma visão ampla do negócio e você estará estimulando a participação, criando um espaço de reflexão.

 

Leia mais em  http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/Quadro-de-modelo-de-neg%C3%B3cios:-para-criar,-recriar-e-inovar

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web