Jundiaí - Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017 - Hora:14:20

Teste de tinta identificou 41 casas com supostas irregularidades de esgoto em Jundiaí

 

O teste de tinta realizado pela DAE Jundiaí no Jardim Tulipas já vistoriou 787 imóveis, dos quais 41 têm suspeita de ligação irregular de esgoto. A ação teve início em agosto e percorreu, até o momento, 19 ruas do bairro. O objetivo é ​​identificar irregularidades nas ligações de esgoto.

 

De acordo com o gerente de Apoio e Comunicação da DAE, Eduardo Maia, que coordena o teste de tinta, o principal problema encontrado é o lançamento de água pluvial na rede de esgoto. “O teste é importante porque, caso a rede de águas pluviais seja ligada à rede de esgoto, pode haver uma sobrecarga no volume do material coletado, levando ao extravasamento de esgoto nas cotas mais baixas do bairro. Já se o esgoto for ligado à rede de águas pluviais, o mesmo será encaminhado aos córregos da cidade sem o devido tratamento”, explica.

 

Os proprietários dos imóveis em que houver suspeita de irregularidade serão notificados pela DAE. Eles deverão corrigir a ligação de esgoto. Caso nada seja feito, o Regulamento de Serviços da Agência Reguladora PCJ (ARES-PCJ) prevê uma multa, cujo valor varia conforme a gravidade da ocorrência.

 

Técnicos da empresa Argec Engenharia e Construções, devidamente uniformizados e identificados, estão percorrendo as casas, sob coordenação da DAE. O teste é gratuito e realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

 

Como funciona


O teste de tinta consiste no lançamento de uma solução com corante à base de água em calhas, condutores de telhados e ralos que recebem águas de chuvas, para verificação do destino dessas águas. Se a solução sair em algum ponto na rua, a céu aberto ou mesmo em uma galeria de águas pluviais, é porque as instalações estão adequadas. Caso a solução seja encontrada na rede de esgoto, há a possibilidade de as instalações estarem inadequadas ou com defeito.

 

Como a vistoria precisa ser detalhada, é necessário que a equipe entre em cada casa, comércio ou construção nas ruas do bairro. As vistorias são realizadas somente em áreas externas, como garagens, quintais e ao longo da rua, à procura de sinais de tinta.

 

Os moradores podem checar, pelo Fale Conosco da DAE (0800 133 155), o nome do funcionário, para que se sintam mais seguros. A ligação é gratuita.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web