Jundiaí - Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2018 - Hora:14:44

UBS Tarumã em Jundiaí ganha sala de atendimento odontológico

 

Compromisso assumido durante visita realizada em setembro de 2017, o prefeito Luiz Fernando Machado entregou, nesta terça-feira (16), a sala de atendimento odontológico para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tarumã. O local passa a contar com atendimento integral à saúde para os mais de 13 mil usuários da unidade. Com a inauguração da sala, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) tem 30 UBSs com sala equipada para a especialidade, realizando mais de 17,6 mil atendimentos por mês.

 

O atendimento odontológico na UBS Tarumã funcionará, a princípio, três vezes por semana (segunda, terça e quarta-feira), com previsão de 100 atendimentos/mês. No entanto, até o segundo semestre, o atendimento será ampliado para 230 atendimentos além de realizar ações preventivas em saúde bucal nas escolas do bairro. “Quando visitamos a UBS, em setembro, anunciamos que em janeiro seria entregue a sala de odontologia. Com a organização do orçamento foi possível atender a demanda do bairro dentro do prazo. Agora a população daqui, que antes era referenciada para a UBS Jundiaí-Mirim, passa a ser atendida próximo da residência, com a integralidade da saúde, que começa pela boca”, comentou o prefeito após conferir as instalações e conversar com profissionais e população.

 

De acordo com o gestor interino da UGPS, Tiago Texera, o investimento foi de aproximadamente R$ 15 mil para adquirir os equipamentos necessários para a operacionalização do ambiente na UBS Tarumã.

 

Estreia
O primeiro paciente a ser atendido na sala foi Jesulino Souza Batista, 72 anos. Ele, que é morador do bairro, mas fazia o acompanhamento com dentista particular, passou pelo atendimento no local. “Sou diabético e fui informado pela médica que vou ter de passar a tomar insulina injetável. Por isso, me encaminharam para o dentista, para fazer uma consulta”, contou, pouco antes de estrear a cadeira da sala de atendimento odontológico.

 

O odontólogo Luiz Carlos Miyashiro, responsável pelo atedimento na UBS Tarumã, ressaltou que será feito um perfil das necessidades da população e ações específicas de promoção da saúde bucal. “O cuidado da saúde deve ser integral. Os pacientes que passam pelo atendimento com clínicos, ginecologista, pediatra e enfermagem serão encaminhados para avaliação odontológica”, explicou.

 

A intenção do odontólogo é realizar um mutirão para identificar a condição de saúde bucal da população, para definir a agenda de prioridades e oferecer atendimento a todos com equidade.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web