Jundiaí - Quinta-Feira, 08 de Novembro de 2018 - Hora:08:59

UBSs de Jundiaí preparam ações especiais para o Novembro Azul

 

Como forma de conscientizar os homens acima dos 40 anos quanto à importância dos exames preventivos de câncer de próstata, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) conta com a mobilização das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Diversas atividades, rodas de conversas e palestras com orientações estão previstas nos mais de quarenta equipamentos ligados à UGPS, em alusão ao Novembro Azul no Município.

 

Já nesta quinta-feira (08), a UBS do Jardim São Camilo promove uma ação de orientação das 9h às 11h. A fim de se aproximar da comunidade, será montada uma tenda na rua Ozias Vieira Ramos onde será realizada atividade sobre orientações para saúde masculina e importância de exames preventivos, como o PSA indicativo de alterações na saúde da próstata, com a equipe da Estratégia Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde.

 

Também estão previstas ações de avaliação da saúde bucal, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e incentivo ao autoexame de mama para homens. Durante a ação, serão fornecidos guias de solicitação para a realização do PSA e de exames de DSTs, com agendamento para a mesma semana.

 

Os interessados em saber das programações especiais do Novembro Azul devem entrar em contato com as UBSs e demais equipamentos ligados à UGPS mais próximos de cada residência.

 

Prevenção ao câncer de próstata
O agendamento de exames de controle para prevenção ao câncer de próstata deve ser feito através das UBSs. Uma vez agendada consulta com o médico clínico, o primeiro exame solicitado é o de sangue para análise do PSA. Havendo alterações, é feito o encaminhamento do paciente ao médico urologista, que solicita a realização de exames mais específicos, como o de toque.

 

Devem fazer o agendamento homens com idade superior a 40 anos. Também é recomendado a homens com idade inferior, mas que apresentem queixas de alguma alteração da próstata ou com histórico familiar de câncer. As equipes de saúde são preparadas para orientar e avaliar os casos de maior urgência e encaminhar os casos de acordo com o fluxo de atendimentos.

 

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) também agenda exames urológicos e cardiológicos para homens com a mesma faixa etária pelo programa “Filho que ama leva o pai ao AME”. O equipamento fica na rua Rangel Pestana, 531, Centro, e o agendamento deve ser feito pelo telefone 088-779-0000. É necessário que o paciente esteja com o cadastro da UBS atualizado e com o cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) em dia.

 

Mais Novembro Azul
Como forma de conscientização, a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) também realiza ações temáticas pelo Agita Jundiaí com Zumba. Além de ações nos complexos esportivos e centros comunitários, será realizado no domingo (25), às 10h, um, Circuito Eco Ambiental na praça Pôr do Sol do Parque da Cidade.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web