Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2017 - Hora:09:32

Um em cada três alunos que concluíram o ensino superior está fora do mercado, diz pesquisa

Levantamento do Semesp contou com 1.089 alunos já formados em 145 cursos de todas as regiões do país.

 

Um em cada três alunos que concluíram o ensino superior está fora do mercado atualmente, de acordo com estudo feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (18), traça o perfil dos alunos que já concluiram o ensino superior e suas expectativas sobre o mercado profissional

 

A pesquisa considera a realidade tanto da rede privada quanto da rede pública. Ao avaliar a situação, a pesquisa detectou que considerando todos os pesquisados, o maior percentual (47%) é formado pelo grupo que está empregado e atua na área para qual se formou. Outro grupo formado por 18,7% dos pesquisados está empregado, mas atua fora da sua área.

 

"Entre os que trabalham em uma área diferente da área de formação, o percentual é maior para os que se formaram em IES privadas, cerca de 21,5%, enquanto que na pública, 12,7%. Os principais motivos apontados pelos respondentes para não trabalhar na área relacionada ao curso de formação foram falta de oportunidade e de interesse", aponta a pesquisa.

 

Dentre os egressos que responderam estar trabalhando no momento, cerca de 57,7% está empregado com carteira assinada.

 

Disparidade de gênero 

A pesquisa mostrou a situação das ocupações segundo o gênero dos egressos. "Importante destacar que há maior concentração de homens em cargos de liderança e técnicos e as mulheres estão mais presentes, proporcionalmente, em cargos de assistente, agente, assessor, auxiliar ou operacional", afirma o relatório.

 

Metodologia 

A participação foi gratuita e opcional. Os resultados foram coletados durante o primeiro semestre de 2017, por meio de envio de formulário eletrônico. Participaram alunos e ex-alunos de 453 instituições privadas e públicas, e em 145 cursos diferentes.

 

No total foram 1.445 respostas, das quais 1.089 de participantes que já concluíram o ensino superior, sendo que a maior parte deles se formou recentemente (em 2015 e 2016), somando 69,9% do total.

 

Perfil dos formados

 Segundo o estudo, o perfil da maioria dos participantes pertence ao sexo feminino (65,5% de mulheres formadas em IES privadas e 56,6% nas públicas) e está concentrada na faixa etária de 25 a 29 anos (46%).

 

Dentre os alunos provenientes de IES privadas, 76,7% moram nas regiões Sul ou Sudeste e das IES públicas, apesar da maioria morar no Sudeste (45,3%), há uma quantidade significativa no Nordeste (21,1%). Em sua maioria (68,4%) dos egressos residem nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.

 

Já as áreas com maior número de egressos no ensino superior privado são Ciências Sociais, Negócios e Direito (43,4%) e Saúde e Bem-estar Social (19,4%) e no público além de Ciências Sociais, Negócios e Direito (23,2%), outra área de destaque foi Ciências, Matemática e Computação, com 21,9%.

 

"A educação superior possui influência direta no desenvolvimento profissional de cada aluno”, diz o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web