Segunda-Feira, 05 de Junho de 2017 - Hora:14:52

Unicamp: Hemocentro lança campanha de inverno 2017 com estoque crítico

 

O Hemocentro da Unicamp lança nesta quarta-feira (30-05)a campanha de inverno “Junho Vermelho” com estoque de sangue em situação crítica. Este mês de maio é um dos piores dos últimos anos, com uma redução de 20,6% em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa cerca de 1000 bolsas a menos coletadas. A queda vem se arrastando desde o mês de março.

 

A direção do Hemocentro reafirma que situação é tão grave, que caso ocorra uma demanda em função de algum grande acidente ou catástrofe com múltiplas vítimas, o estoque atual atende somente dois dias de consumo de derivados de sangue. O ideal é um estoque para sete dias de consumo. O foco é para os sangue tipos O e A (positivo e negativo). 

 

É grande o risco de cancelamento de cirurgias eletivas ou até mesmo transplantes em diversos hospitais atendidos pelo Hemocentro, além da falta de sangue e hemoderivados para os atendimentos de urgência e emergência.

 

Outro indicativo da queda nas doações, apontado pela direção do Hemocentro, é o impacto da vacinação de febre amarela. Somente no mês de maio, houve uma rejeição de 4,5% em todas as doações por este motivo.

 

A campanha "Junho Vermelho" é apoiada pelo Governo do Estado de São Paulo que instituiu a partir desse ano, a data como parte do calendário oficial de datas e eventos do Estado (Lei Nº 16.389, de 15 de março de 2017). Em São Paulo e na Unicamp, vários lugares e monumentos ficarão iluminados de vermelho durante o mês todo para lembrar as pessoas da importância da doação

 

O objetivo da campanha é motivar a população da região a doar sangue, que nessa época do ano apresenta queda devido ao frio e a chuva. A redução dos doadores no inverno varia entre 5 e 8%, e se estende por mais tempo, ocasionando a diminuição dos estoques. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web