Vinhedo - Quarta-Feira, 04 de Abril de 2018 - Hora:08:58

Vinhedo apresenta projeto para construção da Nova Unidade de Pronto Atendimento 24 horas no Bairro da Capela

Projeto segue as referências técnicas para UPA do Governo Federal; prédio contará com dois pavimentos, com total de 1278 m² de construção, numa área total de 3280 m²

 

Durante reunião promovida pelo prefeito Jaime Cruz na manhã desta terça-feira, dia 2, no Gabinete, foi apresentado o projeto inicial para a construção da Nova Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, nos moldes da UPA, na região da Capela. Também participaram do encontro os secretários municipais de Saúde, Alexandre Viola, e de Obras, Renato Shishido.

 

“Conforme anunciamos no ano passado, estamos em tratativa com o Governo Federal para mudar a UPA da região Central para a região da Capela, com o Redimensionamento que implantamos na área de Urgência e Emergência, que tem trazido ótimos resultados no atendimento aos cidadãos, especialmente com a retomada do atendimento noturno SUS na Nova Santa Casa de Vinhedo”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

 

“Caso o Governo Federal não proceda com a alteração, com os recursos provenientes do Redimensionamento na área da Saúde, economia em plantões noturnos e horas extras, iremos dar início ao processo de construção de uma Nova Unidade na Região da Capela, em frente ao Centro de Atenção à Saúde da Mulher – CASM. A ideia é, assim que fechar este projeto inicial, iniciar a construção no final deste ano e entrega para 2019. Esta unidade está projetada para atender a demanda de crescimento da região da Capela”, completou o prefeito.

 

Esse projeto foi desenvolvido pela própria equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura de Vinhedo, que seguiu as referências técnicas para UPA do Governo Federal. O projeto é referente a um prédio com dois pavimentos, com total de 1278 m² de construção, numa área total de 3280 m². Os custos com a obra estão sendo levantados.

 

 

Gestão estratégica  

Por determinação do prefeito Jaime Cruz, a Secretaria de Saúde vem trabalhando diuturnamente para otimizar espaços, recursos e pessoal. Depois de uma medida de grande impacto positivo, que foi a reestruturação do atendimento de urgência e emergência na cidade, a Prefeitura prepara mais um processo de gestão estratégica em benefício dos usuários, agora voltado à Atenção Básica, como forma de trazer maior resolutividade e eficiência no serviço prestado.

 

“Serão dois enfermeiros 100% do tempo do horário nas Unidades Básicas de Saúde; e também gestores presentes 100% do tempo nas unidades. Vamos ampliar a resolução dos atendimentos médicos na primeira consulta; ampliar o acolhimento aos pacientes, com conforto e excelência no atendimento”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

 

O objetivo principal é aumentar a ‘produtividade’ das UBSs, respeitando a capacidade máxima instalada de cada unidade. O novo modelo de gestão deve começar já neste mês e faz parte da preparação da Rede Municipal para a implantação do Programa Estratégia Saúde da Família, com equipes multiprofissionais, que desenvolverão ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças, além da manutenção da saúde da comunidade, com atendimento na casa do cidadão.

 

Esse trabalho terá início a partir da UBS que está em processo adiantado de construção na Vila Garcez, região da Capela. O prefeito Jaime Cruz, inclusive, sugeriu à Câmara Municipal homenagear o eterno médico vinhedense dr. José Osmar Meirelles dos Santos, com o nome desta Unidade, isso por conta do seu o histórico de trabalho com a família vinhedense.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web