Vinhedo - Quarta-Feira, 22 de Julho de 2015 - Hora:08:48

Vinhedo implanta linha de cuidados da gestante na Rede Municipal de Saúde

Para humanizar e garantir o melhor cuidado para a mamãe e o bebê desde o pré-natal até o parto, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, está implantando na Rede Municipal a linha de cuidados da gestante.

O programa consiste em estabelecer fluxo e protocolo de atendimentos de gestantes em todos os setores públicos da saúde.  O processo já começa a ser implementado na Rede Municipal de Saúde e estará totalmente incorporado na rotina de atendimento no primeiro semestre de 2016.

 

Detalhes para a implantação do projeto foram estabelecidos em reunião realizada entre o secretário de Saúde, José Luis Bernegossi; a diretora da UAC/Regulação - Unidade de Avaliação, Regulação, Controle e Auditoria, Regina Ligo, equipe técnica do projeto e demais funcionários da Secretaria de Saúde. “É mais um projeto importante desenvolvido por nossa equipe técnica para zelar pela mãe e pelo bebê tanto no ciclo de gravidez e parto, até o crescimento saudável”, comentou o secretário de Saúde, José Luís Bernegossi. Também participaram da reunião a Letícia Piaia, gerente administrativa de assistência hospitalar e regulação e Elaine Camargo, assistente social do hospital Galileo (representando a insttituição hospitalar). 

 

Uma das propostas é estabelecer fluxo e protocolo de atendimento padrão nas unidades de saúde da cidade. O programa também prevê a readequação de impressos utilizados na atenção à gestante e puérperas, que compreende a ficha de acompanhamento ao pré-natal, encaminhamento de referência (quadro clínico e exames), exames laboratoriais ofertados às gestantes, exames de imagens e cartão de acompanhamento da gestante. Outra proposta é estabelecer protocolo para as gestantes a serem encaminhadas para o ambulatório de alto risco. Incluir consulta de enfermagem às gestantes de baixio risco, intercalando com as consultas médicas, é outra proposta importante do programa, que prevê também ações na área hospitalar.

 

A linha de cuidados está sendo implantada após a equipe técnica do projeto, formada pela médica Cristiane de Oliveira, coordenadora do setor de ginecologia e obstetrícia da Prefeitura e pelas enfermeiras Luana Moreno dos Santos Giacomini (UBS Planalto e representante da Atenção Básica), Márcia Dias (programa Mamãe Bebê) e Genira Soares da Silva (CASM), passarem por capacitação. Elas serão as multuiplicadoras das informações para os demais profissionais de saúde, referente à linha de cuidados à gestante que será adotada na Rede Municipal de Saúde. Foram quase dois meses de curso espercífico sobre o tema desenvolvido pelo NEPP - Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – da Unicamp, por meio de verba aprovada pela Agemcamp Agência Metropolitana de Campinas – em 2012.

 

Para o prefeito Jaime Cruz o novo programa da Secretaria de Saúde proporcionará um acompanhamento completo a mães e ao recém-nascido, desde o nascimento até o acompanhamento médico na Rede Municipal de Saúde.

 

Fonte: vinhedo.sp.gov.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web