Quinta-Feira, 30 de Julho de 2015 - Hora:10:01

Vinhedo inicia construção do novo laboratório municipal de análises clínicas

O prefeito Jaime Cruz acompanhou o início das obras de construção do novo Laboratório Municipal de Análises Clínicas, que será montado na área localizada embaixo da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, no Jardim Santa Rosa

O secretário de Saúde, José Luis Bernegossi; o secretário de Obras, Augusto Braccialli; a coordenadora do laboratório municipal, Cristina Bernardes e demais representantes das duas secretarias acompanharam o prefeito na visita ao local.

 

Todo o trabalho desenvolvido atualmente no atual laboratório municipal, que funciona nas dependências do Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto, no Jardim São Matheus, será transferido para o novo prédio, assim que as obras forem concluídas. Será um local mais amplo, segundo informações do secretário de Obras, com o dobro do tamanho, e adequado em termos de estrutura física e preparação para uso dos equipamentos de alta precisão laboratorial.

 

O novo prédio será composto por sala técnica de análise laboratorial onde os exames serão processados, sala de triagem de material, área administrativa, local destinado para arquivamento de prontuários, área específica para conforto do plantonista e sanitários. A previsão é que a obra seja concluída em três meses.

O investimento é de R$ 157 mil executado com recursos próprios.

 

Segundo explicou o prefeito Jaime Cruz, é estratégica a construção do novo laboratório municipal tão próximo da UPA. “A localização do novo laboratório irá agilizar e propiciar uma economia aos cofres públicos, já que o volume de exames realizados na UPA é bem significativo e, assim, reduziria os custos que hoje existem no transporte de exames da UPA ao Centro Médico. Além disso, fazemos questão de melhorar cada vez mais o atendimento de urgência, quando exames são fundamentais para um diagnóstico e início do tratamento”, explicou o prefeito Jaime Cruz.

 

De acordo com a coordenadora do laboratório municipal cerca de 30 mil exames de hematologia, bioquímica, hormônios, virologia, urinálise e parasitologia são realizados mensalmente no laboratório municipal. Em média são atendidos por mês cerca de 5 mil pacientes referente a exames laboratoriais, sendo que deste total 1.500 passaram por atendimento na UPA. Entre os exames mais realizados estão urina, hemograma, glicemia, colesterol, triglicérides, TSH, entre outros.

 

 

Para ela, os benefícios serão grandes com o novo laboratório municipal, tanto para os profissionais de saúde como usuários. “Com o novo laboratório municipal pretendemos liberar resultados com mais agilidades para atendermos pacientes da UPA, além de termos contato direto da situação do paciente e com o médico solicitante para discussão de exames que precisam ser liberados com urgência. A troca de informações clínicas para melhorar a avaliação dos resultados será essencial neste processo”, explicou a coordenadora.

 

Segundo o secretário de Saúde de Vinhedo o laboratório municipal, que funciona 24 horas, tem equipe capacitada e equipamentos modernos que ajudam na precisão e agilidade na liberação dos resultados aos pacientes.

 

Visita representante do Ministério

Durante a visita ao novo laboratório, o prefeito Jaime Cruz teve a oportunidade de conversar com a representante do Ministério da Saúde, Carina Alves, que esteve em Vinhedo para avaliar a qualificação da UPA.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web