Vinhedo - Quarta-Feira, 23 de Maio de 2018 - Hora:09:04

Vinhedo já imunizou 68% do grupo prioritário contra a gripe

Campanha prossegue até o dia 30 de maio em todas as UBSs, Centro Médico e Policlínica; guardas municipais, policiais militares e civis e bombeiros também estão sendo imunizados

 

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, já conseguiu imunizar 68% das pessoas que representam o grupo prioritário, conforme definido pelo Governo Federal: profissionais de saúde, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades (doenças crônicas), professores e os privados de liberdade.

 

A vacina contra a gripe está disponível para esse grupo em todas as UBSs, Centro Médico e Policlínica. A meta do Ministério da Saúde é que os municípios vacinem 90% do público-alvo, que em Vinhedo é estimado em 15.243 pessoas.

 

Além do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Vinhedo está vacinando também os guardas municipais, policiais militares, bombeiros e policiais civis, que são profissionais que estão em contato direto com o público. Essa ação começou nesta terça-feira, 22, em uma estrutura montada dentro da UPA, próximo ao local de trabalho desses profissionais.

 

Se não houver prorrogação por parte do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional termina no dia 1º de junho, porém, por conta do feriado do dia 31 de maio, em muitas cidades, como Vinhedo, será ponto facultativo no dia 1º de junho, de forma que a vacinação irá até 30 de maio.

 

Horário de vacinação

A vacina em Vinhedo pode ser recebida de segunda a sexta-feira: das 9h às 16h nas UBS Vila Planalto, Três Irmãos, Vila João XXIII, Casa Verde, Von Zuben, e das 9h às 19h no Centro Médico do Jardim São Matheus e Policlínica da Capela.

 

Prevenção

A vacina é trivalente, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus influenza – A (H3N2) e B. A vacina é segura, porém contraindicada para pessoas com alergia a ovo, e/ou que tenham apresentado reação a doses anteriores. Pessoas com febre não devem ser vacinadas.

 

A influenza é uma infecção viral aguda (gripe), de fácil transmissão. Para prevenir a gripe basta a população introduzir medidas simples no seu dia a dia, como lavar as mãos frequentemente, proteger a boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar lugares fechados com grande circulação de pessoas, manter o ambiente ventilado/arejado, não compartilhar objetos de uso pessoal. Além de, manter alimentação saudável e ingerir muita água.

 

Os sintomas mais comuns da influenza são febre alta, tosse, dor de garganta, falta de ar. O sucesso da recuperação depende diretamente da procura por assistência médica e tratamento precoce.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web