Vinhedo - Quinta-Feira, 01 de Junho de 2017 - Hora:15:50

Vinhedo promove neste final de semana a 1ª edição da Festa da Cultura e Tradições Nordestinas

A programação inclui shows de grupos de forró tradicional, pé de serra, axé, “forronejo”, apresentações culturais, e uma completa e variada praça de alimentação, com direito a acarajé, vatapá, baião de dois e muitos outros pratos típicos

Neste final de semana, ocorre em Vinhedo a 1ª edição da Festa da Cultura e Tradições Nordestinas. O evento, que conta com apoio da Prefeitura de Vinhedo, será realizado no Parque Municipal Jayme Ferragut e acontece nos dias 2, 3 e 4 (sexta-feira, sábado e domingo).

 

A programação inclui shows de grupos de forró tradicional, pé de serra, axé, “forronejo”, apresentações culturais, uma completa e variada praça de alimentação, que além do tradicional, inclui diversos pratos típicos da culinária nordestina, como acarajé, vatapá, baião de dois e muitos outros.

 

 

O evento é uma realização de uma empresa particular, com apoio cultural da Prefeitura, seguindo o decreto de regulamentação de uso do Parque Municipal. Serão cobrados R$ 5,00 de entrada, com validade para todos os dias do evento. Crianças menores de dez anos não pagam. Como contrapartida, a empresa organizadora doará materiais necessários para o dia a dia da Secretaria de Esportes e Lazer.

 

A abertura ocorre nesta sexta-feira, 2, às 18h30; às 19h tem show da Banda Bastião (Forró tradicional, pé de serra, baião). O encerramento é às 22h. No sábado, a festa começa às 10h, com shows às 12h30 com a Banda ForróJah (Forró tradicional, pé de serra, universitário); às 16h com apresentação de Capoeira; às 17h tem outra banda se apresentando; e às 20h é a vez da Banda SA4 (Forró tradicional, pé de serra e forronejo). O encerramento é às 22h.

 

No domingo, 4, o evento começa às 10h. Os seguintes shows estão na programação: às 12h30, Banda Trio Raça do Pajeú (Forró tradicional, xote, xaxado, baião); às 15h, Banda Baião de Rua (Forró tradicional, xote, xaxado, baião); e às 18h, Banda Remelexo. O encerramento será às 20h.

 

Legislação

 

Esse evento é resultado da Lei Municipal Lei 3.749/17, dos vereadores Marcos Ferraz e Rui Nunes, o Macaxeira, sancionada recentemente pelo prefeito Jaime Cruz, que cria em Vinhedo a Semana Municipal da Cultura e Tradições Nordestinas. A proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara no último dia 27 de março.

 

As comemorações alusivas à data ocorrerão anualmente sempre na primeira semana do mês de junho. Neste período, tanto o Poder Executivo Municipal quanto as demais instituições ou entidades interessadas poderão promover eventos relacionados ao tema, como palestras, conferências, eventos culturais, festejos, festivais e outras atividades com o objetivo de divulgar e promover a Cultura e as Tradições Nordestinas.

 

O período será propício também para promover a conscientização quanto à importância do migrante nordestino na construção e desenvolvimento do país e de Vinhedo, bem como a valorização da cultura nordestina como peça fundamental na formação da identidade nacional, o combate ao preconceito e discriminação, que ainda existe em alguns setores, contra este povo alegre, criativo, guerreiro e trabalhador.

 

“É um povo que contribuiu e contribui em muito para o desenvolvimento da nossa cidade, que diariamente deixa sua contribuição para que Vinhedo seja um município cada vez melhor. Essa legislação será uma forma de retribuir com essa gente batalhadora”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

 

“A Cultura Nordestina é extremamente rica, diversificada e muito marcante na formação da identidade nacional, bem como suas tradições são muito fortes e arraigadas, justificando desta forma a importância de termos no município, que conta com uma forte presença de migrantes nordestinos, uma semana destinada à comemoração de sua cultura e tradições”, justificam os vereadores autores do projeto.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web