Vinhedo - Quinta-Feira, 31 de Maio de 2018 - Hora:12:23

Vinhedo prorroga a vacinação contra a gripe para o grupo prioritário até 15 de junho

Até terça-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde já havia atingido o índice de 80% de imunização dentro do público-alvo

 

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde, dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, prorrogou a imunização até 15 de junho. A ação, que tinha como prazo final esta quarta-feira, 30, continua direcionada ao grupo prioritário definido pelo Governo Federal.

 

De acordo com as normativas do Ministério da Saúde, a vacinação é destinada a profissionais de saúde, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades (doenças crônicas), professores e os privados de liberdade.

 

Além do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Vinhedo está vacinando também os guardas municipais, policiais militares, bombeiros e policiais civis, que são profissionais que estão em contato direto com o público.

 

A vacina contra a gripe está disponível para esse grupo em todas as UBSs, Centro Médico e Policlínica. A meta do Ministério da Saúde é que os municípios vacinem 90% do público-alvo, que em Vinhedo é estimado em 15.243 pessoas.

 

De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde, até terça-feira, 29, 12.220 moradores já haviam sido imunizados, totalizando 80% do total.

 

A Prefeitura já vacinou, também, 3.169 pessoas com doenças crônicas, somando, ao todo, 15.389 moradores imunizados. Apesar de fazer parte do grupo prioritário, não é possível fazer uma estimativa das pessoas com doenças crônicas a serem vacinadas.

 

Crianças

Até o momento, dentro do público-alvo, o índice mais baixo de cobertura está entre as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Neste caso, o índice de cobertura, até terça-feira, 29, era de 51%. No caso dos idosos, 92% já foram imunizados; trabalhadores da saúde, 68%; gestantes, 61%; entre puérperas, 120% do que era esperado; e, entre professores, 120%.

 

Horário de vacinação 

A vacinação em Vinhedo ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas UBS Vila Planalto, Três Irmãos, Vila João XXIII, Casa Verde, Von Zuben, no Centro Médico do Jardim São Matheus e na Policlínica da Capela. Nesta sexta-feira, dia 1º, é ponto facultativo em Vinhedo e não haverá vacinação.

 

Prevenção 

A vacina é trivalente, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus influenza – A (H3N2) e B. A vacina é segura, porém contraindicada para pessoas com alergia a ovo, e/ou que tenham apresentado reação a doses anteriores. Pessoas com febre não devem ser vacinadas.

 

A influenza é uma infecção viral aguda (gripe), de fácil transmissão. Para prevenir a gripe basta a população introduzir medidas simples no seu dia a dia, como lavar as mãos frequentemente, proteger a boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar lugares fechados com grande circulação de pessoas, manter o ambiente ventilado/arejado, não compartilhar objetos de uso pessoal. Além de, manter alimentação saudável e ingerir muita água.

 

Os sintomas mais comuns da influenza são febre alta, tosse, dor de garganta, falta de ar. O sucesso da recuperação depende diretamente da procura por assistência médica e tratamento precoce.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web