Vinhedo - Sexta-Feira, 14 de Agosto de 2015 - Hora:18:16

Vinhedo: Salão de Artes Visuais abre para visitação no próximo dia 20

O SAV 2015 ocorrerá no período de 20 de agosto a 19 de setembro, de quarta a domingo, das 12h às 21h, com entrada gratuita

A abertura oficial do Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SAV) acontece no próximo dia 20, quinta-feira. A novidade deste ano fica por conta do novo espaço a ser utilizado, que receberá o nome de Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira.

 

Um espaço de 480m², no subsolo do Teatro Municipal “Sylvia de Alencar”, foi restaurado e transformado em uma galeria de artes. Essa é mais uma ação do governo Jaime Cruz para democratizar e universalizar o acesso à cultura no município. 

 

Dos mais de 700 trabalhos inscritos, 187 foram selecionados à mostra, sendo 79 pinturas, 16 esculturas, 14 gravuras, 25 fotografias, 17 desenhos e 13 instalações. As obras foram selecionadas pelos jurados Miro Bampa, Jefferson Ataliba e Percival Tirapelli, que formaram a comissão de seleção de premiação, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

 

Foram selecionados pelos jurados para receberem o prêmio aquisitivo: “Agonia e êxtase” de Bruno Cavalcante Cancian Passos; “Visão” de Bruno Drolshagen; “Descanso da modelo” de Douglas Okada; “Mensageiro” de Fernando Cardoso; “Ensaio das pequenas torturas” de Jorge Medeiros; “O homem, o espaço e a terra. Somos vencedores do tempo, somos vencidos pelo tempo”; “O homem, o espaço e a terra. A conquista do território” e “O homem, o espaço e a terra. Não podemos fugir do tempo que passa” de Karine Guillain-Pott; “Posição nº 3/ Escultura viva” de Lucas Ribeiro de Melo Costa; ”Prédios Fantasmas” de Mariana Oliveira.

 

Os indicados pelos jurados à menção honrosa foram: “Passion I”, “Passion II”, “Passion III” de Carlos Augusto Decúpero; “Erros e Psique”, “Apagamento”, “remo-pomg” de Claudia Briza; “Auto Retrato” de Douglas Minoru Okada; “Ânsia”, “Razão”, “The O Face” de Ilê Franco Brotto; “Híbrido I”, Híbrido II”, “Híbrido III” de Luiz Fernando Santos Dantas.

 

 

Edilson Caldeira

Em homenagem à memória do ex-secretário de Cultura de Vinhedo, Edilson Caldeira, que durante anos exerceu importantes cargos como gestor cultural, ator, diretor teatral e artista plástico, o Prefeito Jaime Cruz anunciou que a galeria municipal de artes se chamará “Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira”, constituindo mais uma grande ação da atual Administração.

 

Nascido em 18 de julho de 1971, na cidade de São Paulo, aos 16 anos iniciou seu contato com arte através da pintura, tendo feito aulas com artistas da cidade de Campinas. Participou de diversas exposições por todo o estado de São Paulo, tendo recebido prêmios por seus trabalhos.

 

Em 1990 iniciou sua carreira profissional no teatro, com o curso básico de Introdução ao Teatro, através do Grupo Téspis de Campinas, desenvolvendo treinamento em atuação e representação. A partir daí passou a trabalhar com importantes diretores teatrais da UNICAMP e da cidade de São Paulo, com os quais teve a participação em mais de 20  espetáculos, de autores consagrados, que foram apresentados em diversas cidades do estado de São Paulo.

 

Trabalhou com renomados atores como: Ester Góes, Raul Cortez, Du Moscovis, Antonio Fagundes, Clarisse Abujamra, Luiz Melo, dentre outros.

 

A partir de 1995 passou a ministrar aulas de teatro na cidade de Vinhedo, em instituições privadas e em projetos da Prefeitura de Vinhedo, onde apresentou a inúmeros jovens, adolescentes, adultos e idosos o quão encantadora e engrandecedora, no âmbito pessoal, é arte de encenar.

 

Em 1997 passou a trabalhar no Departamento de Cultura da Prefeitura e passou a desenvolver projetos na área de Cultura, como as Oficinas Culturais, que tem como objetivo introduzir o fazer artístico na vida do cidadão.

 

A cada ano, Edilson Caldeira, já como Diretor de Cultura, se engajava mais na produção artística e cultural da cidade Vinhedo, através de montagens teatrais e elaboração de projetos que beneficiassem toda a população. Escreveu e dirigiu espetáculos que narravam a história de Vinhedo, encenada por mais de 200 atores, todos de Vinhedo, que eram apresentados durante as Festas da Uva de Vinhedo.

 

Em 2006 assumiu a Secretaria de Cultura e Turismo, bem como a presidência da Festa da Uva de Vinhedo, e a presidência a Associação Cultural de Vinhedo, onde permaneceu até o final do ano de 2008.

 

Em seu mandato como Secretário, participou ativamente das negociações junto às empresas UNILEVER e Nestlé, para a continuação das obras do Teatro Municipal de Vinhedo e do Memorial Brasil-Itália.

 

Em fevereiro de 2008, pela sua significativa participação cultural na cidade e região, foi diplomado como acadêmico da AMLAC – Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências, ocupando a cadeira número 9, de Artes, tendo como patrono a figura de Procópio Ferreira.

 

Em 2009 recebeu o convite para trabalhar junto à Secretaria de Estado da Cultura, onde ficou responsável pelo projeto Mapa Cultural Paulista. Projeto este que visa apontar e valorizar toda a produção artística do interior do Estado de São Paulo, no qual obteve grande êxito em suas ações, com um número recorde de participação de diversas cidades.

 

Em 2014 assumiu a Secretaria de Cultura da cidade de Louveira, onde iniciou projetos que alavancariam as atividades culturais da cidade.

 

Edilson veio a falecer em 17 de dezembro de 2014 na cidade de Vinhedo, onde morava, e onde deixou um legado de muitos atos, incansáveis, praticados em prol da cultura e da valorização da mesma.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web