Quarta-Feira, 17 de Junho de 2015 - Hora:14:10

Aplicativo SP x Dengue ajuda a população na luta contra a dengue

Ferramenta disponibiliza informações sobre sintomas, prevenção, identificação, além de um jogo interativo para matar o mosquito transmissor

Quer encontrar informações de prevenção, sintomas e identificação do mosquito trasmissor da dengue? A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza o aplicativo SP x Dengue que ajuda a população de forma simples e prática. A tecnologia pode ser baixada diretamente ou por meio do SP Serviços, aplicativo que reúne diversos serviços do Governo do Estado.


O aplicativo desenvolvido por estudantes de Itu (SP) pode beneficiar municípios e ajudar moradores no combate à dengue. O programa, criado por três alunos do curso de análise e desenvolvimento de sistemas da Fatec, indica se o usuário pode estar com a doença e mostra um mapa com o raio de atuação do mosquito.

O funcionamento é simples: basta a pessoa acessar o aplicativo e selecionar os sintomas que apresenta. Se tiver febre e outras duas manifestações comuns à doença, a classificação é de possível caso de dengue.

O programa foi feito com base em informações da Organização Mundial da Saúde, e indica ainda as pessoas próximas que também estão com sintomas. Entretanto, para que ele comece a funcionar, ainda faltam alguns ajustes. 

De acordo com o estudante e um dos inventores, Fernando Bonfim Moreira, o aplicativo tem um objetivo bem definido. "Não queremos tomar o papel do médico, nem do posto de saúde. E, sim, incentivar e motivar as pessoas a buscarem auxílio de forma mais ágil quando eles perceberem que têm algum problema", pondera.
 

Para o professor do grupo, Antônio Tadeu Maffeis, o aplicativo é um exemplo da tecnologia a serviço da sociedade. "Essa é a grande contribuição do aplicativo. Fazer com que a população se mobilize e cumpra o papel dela no controle endêmico", finaliza.


Fonte: saopaulo.sp.gov.br, g1.com

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web