Jundiaí - Sexta-Feira, 28 de Julho de 2017 - Hora:08:39

Biblioteca de Jundiaí disponibiliza cursos online para jovens

 

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebe, até o dia 15 de agosto, inscrições para três cursos online e gratuitos: introdução ao mundo digital, jogos de lógica e introdução à programação, e aprendendo a programar. Ao todo, serão disponibilizados nove computadores que poderão ser acessados em duas turmas: das 13h às 15h e das 15h às 17h. Os interessados devem preencher um formulário que está disponível no site da biblioteca (www.biblioteca.jundiai.sp.gov.br, dentro da programação) . A vaga é concedida por ordem de inscrição. A idade mínima para participar é 14 anos.

 

Os cursos integram o Programa Conecta Biblioteca, projeto promovido pelas instituições internacionais Bill & Melinda Gates Foundation e Caravan Studio, que visa aproximar a comunidade e atrair novos usuários para as bibliotecas, especialmente os jovens. No país, 92 bibliotecas foram selecionadas para participar da iniciativa. A Nelson Foot é uma delas.

 

“Dentro do programa, estamos trabalhando com alguns eixos. Um deles é a montagem, junto com um comitê de jovens voluntários, de uma pesquisa que pretende identificar como o público jovem pensa e criar ações para atraí-los. O outro eixo, dentro dessa ideia de chamar os jovens para dentro do nosso espaço, é disponibilizar cursos de desenvolvimento profissional e pessoal como parte da programação. Embora online, os cursos contarão com o auxílio de um servidor”, explica a bibliotecária Michele Bueno Santana.

 

Programação


O curso de introdução ao mundo digital terá 20 horas de duração. As aulas serão às sextas-feiras, com início dia 18 de agosto.  Além de abordar a internet, como ferramenta de apoio para o acesso a oportunidades de emprego, de estudo, de interação em rede e de fortalecimento da cidadania, serão apresentados programas do Pacote Office (word, excel e power point), com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais. O curso também traz conceitos básicos de gerenciamento de projetos.

 

 

Com carga horária de 16 horas, o curso de jogos de lógica e introdução à programação discutirá conceitos e jogos para a resolução de problemas, desenvolvimento do pensamento crítico, compreensão de analogias e vai apresentar as principais linguagens de programação e as possibilidades de carreira na área de tecnologia. As aulas serão as quartas-feiras. A primeira será no dia 16 de agosto.

 

Já o curso de programação será realizado às segundas-feiras, a partir de 21 de agosto. A carga horária será de 40 horas. Serão abordados os primeiros passos sobre pensamento computacional, incluindo noções de HTML e uso da ferramenta Visual Studio para a construção de um website.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4527-2110. A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot é um órgão da Unidade de Gestão de Educação e fica no Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web