Jundiaí - Sexta-Feira, 06 de Julho de 2018 - Hora:09:19

CECCO oferece palestra sobre plantas alimentícias não convencionais em Jundiaí

 

Nutritivas, porém não conhecidas. Assim são as Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), tema de palestra que será realizada no dia 11 de julho, às 10h, no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração De Renda (CECCO). O objetivo é enriquecer a alimentação, de forma fácil, barata e saborosa, já que as espécies são encontradas em quintais, terrenos baldios e canteiros.

 

Por serem plantas que surgem em locais de forma espontânea, são mais resistentes, dispensando o uso de agrotóxicos. “Essas plantas são ricas em nutrientes e enriquecem a alimentação da população de forma barata e saborosa”, argumenta a nutricionista Rita Stringari, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

 

Estima-se que existam 10 mil espécies com potencial alimentício no País e que não são exploradas.  Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), somente 30 espécies de plantas fornecem 95% da demanda humana por comida em um universo com mais de 30 mil variedades.   “A diversificação alimentar é importante, e as Pancs podem ser cultivadas. Por exemplo, a ora-pro-nóbis e a araruta são algumas das centenas de Pancs que são encontradas em qualquer cantinho de terra e são ricas em nutrientes”, detalha a nutricionista.

 

Assistido pelo Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas, José Antonio Gomes Cardoso Gonçalves, 50 anos, ele faz terapias integrativas na horta do Cecco. “Trouxe uma muda de caramoela, que é igual à batata. É muito saborosa e se faz do mesmo jeito que a batata. Até cozida com a carne. Essas plantas que nem todo mundo conhece são muito gostosas, e podem ser encontradas em qualquer lugar, mas é importante as pessoas conhecerem antes, para não correr o risco de comer de forma errada”, comenta.

 

A palestra apresentará 10 espécies mais comuns em Jundiaí e não há necessidade de se inscrever antecipadamente para participar.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web