Vinhedo - Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017 - Hora:08:56

Com mais de 53% da população imunizada contra a febre amarela somente em 2017,Vinhedo prossegue com a vacinação

Do ano 2000 para cá, são mais de 81 mil vacinações, número maior que a população atual de Vinhedo; cidade segue sem casos registrados em humanos

 

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, vem fazendo um trabalho intenso contra a febre amarela no município, tanto que, somente em 2017, já foram vacinadas na cidade 39.303 pessoas, ou seja, 53,21% dos moradores. Mas para aqueles que ainda não se imunizaram, a vacina segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no Centro Médico do São Matheus e na Policlínica da Capela.

 

“Neste ano, graças à nossa atuação firme frente à doença, tivemos somente dois casos suspeitos em humanos em Vinhedo, que foram descartados, deram negativo. Mas o trabalho continua de forma incessante. Pedimos aos moradores que ainda não se vacinaram para que compareçam a uma UBS e tomem a vacina, que está disponível”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

 

Em Vinhedo, desde o ano 2000 até os dias atuais, já foram imunizadas 81.573 pessoas, número superior ao da população de Vinhedo estimada pelo IBGE para o início de 2017, de 73.855 habitantes. A cidade não tem caso registrado de febre amarela nos últimos 30 anos. Mas a prevenção é fundamental. Itatiba confirmou nesta terça-feira, 17, a morte de um homem de 76 anos pela doença. Ele morava próximo à divisa da cidade com Jundiaí.

 

Em 2017, em decorrência do avanço da doença pela região, Vinhedo intensificou a vacinação. “No início do ano, seguindo recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, a vacinação estava disponível apenas para um público específico. Em abril, foi feito um trabalho de campo pela área rural, quando cerca de 2.500 pessoas foram imunizadas. Em maio, teve início a imunização em massa, ação que prossegue em todas as Unidades de Saúde”, salientou o secretário de Saúde, Alexandre Viola.

 

A vacinação ocorre na UBS Planalto, Policlínica da Capela, UBS Von Zuben, UBS Vila João XXIII, UBS Três Irmãos, UBS Casa Verde e Centro Médico São Matheus, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. É importante que se tenha a carteirinha de vacinação em mãos.

 

Ocorrências em macaco 

Em macacos, das 36 notificações, 10 deram positivo para febre amarela. Outros 22 deram negativo e em 4 não foi possível fazer o exame, pois os animais estavam em estado de decomposição, sendo que não há mais casos aguardando resultado.

 

É importante destacar que os primatas não transmitem a doença, mas a contaminação deles confirma a circulação do vírus da febre amarela.

 

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Tem elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle.

 

O tratamento é apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva, com vista a reduzir as complicações e o risco de óbito.

 
 
Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web