Itupeva - Domingo, 03 de Setembro de 2017 - Hora:12:55

Cursos profissionalizantes: Prefeitura atinge marca de 1000 vagas oferecidas à população de Itupeva

 

Formar profissionalmente e ampliar os conhecimentos da população de Itupeva, principalmente os jovens que buscam o primeiro emprego, são duas das principais missões da nova administração municipal. Compromisso assumido do prefeito Marcão Marchi, a Prefeitura atingiu em oito meses deste ano a marca de 1000 vagas de cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos à população. Alguns formandos, inclusive, já conseguiram a tão esperada recolocação no mercado de trabalho.

 

“Quando assumimos a Prefeitura no início deste ano, tínhamos vários desafios pela frente. O principal deles era garantir que as famílias de Itupeva tivessem acesso ao emprego, à formação profissional e renda. Graças aos esforços das secretarias municipais e do Fundo Social de Solidariedade, isso está se transformando em realidade", comentou o prefeito.

 

De janeiro até metade do mês de agosto, foram oferecidas opções gratuitas de ensino profissional e especializações em diversas áreas. O objetivo é dar auxílio às pessoas que buscam uma nova profissão, recolocação no mercado de trabalho ou mesmo o complemento da renda familiar.

 

O trabalho atraiu a atenção de empresários da cidade, que fizeram questão de contratar profissionais formados pelos cursos oferecidos pela nova administração municipal. No caso das alunas do curso de manicure, cinco delas terminaram as aulas e já foram contratadas.

 

"Apostamos tudo e montamos nossa primeira loja. A questão dos funcionários é uma coisa que eu sempre prezei, principalmente pela qualidade do serviço prestado. Quando conhecemos o Fundo Social, percebemos que eles pregam a mesma coisa que nós: ajudar ao próximo e cumprir um papel social. Conhecemos o trabalho de lá e as meninas já estavam no final do curso. Elas já estão preparadas, Deus colocou-as no nosso caminho", declarou a empresária Ana Carolina Bardi, que junto com o sócio Eduardo Novaes inaugurou na cidade a Esmaltaria Especialista da Beleza, em julho deste ano.

 

ETEC – Os cursos técnicos finalmente começaram a ser realizados em Itupeva, evitando assim que os jovens da cidade precisem se deslocar para outros municípios. Mesmo sem o prédio da ETEC, anunciado há quatro anos e que sequer chegou a ser construído, a nova administração municipal conseguiu com que as aulas pudessem ser realizadas a partir deste ano. 

 

São 40 alunos matriculados e as aulas já foram iniciadas na Emef Victória Cômodo Raymundo Fernandes.

 

Mais empregos e renda - Por determinação do prefeito, novas leis de incentivo foram criadas neste ano para atrair empresas e gerar emprego para a população itupevense. O maior exemplo deste trabalho é a confirmação da L’Occitane, empresa francesa líder mundial em venda de cosméticos, que se instalará na cidade. Somente neste caso, serão criados 300 novos empregos diretos e indiretos. 

 

Pensando na renda familiar, a Prefeitura também firmou parceria com o Sebrae SP, que traz a Itupeva o 'Sebrae Móvel'. O objetivo é atender empresários e microempreendedores, além das pessoas que desejam ter o próprio negócio.  

 

Confira os números:

    • 427 pessoas formadas nos cursos profissionalizantes do Fundo Social de Solidariedade; algumas delas já conseguiram emprego graças a este trabalho;
    • 400 vagas abertas para oito cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego);
    • 60 pessoas formadas no Programa de Qualificação e Requalificação Profissional (PEQ), para aqueles que buscam recolocação no mercado de trabalho;
    • 60 novos alunos já formaram outra turma do PEQ e estão participando das aulas;
    • 40 alunos matriculados e cursando as aulas da ETEC de Administração, aguardadas há anos pela população itupevense; trabalho feito em parceria com o Centro Paula Souza
    • 25 alunos participando do programa ‘Time do Emprego’, voltado aos jovens de Itupeva que buscam o primeiro emprego e trabalhadores que necessitam de recolocação no mercado;

    E mais:

    • Cadastro de pessoas com deficiência interessadas em participar de cursos profissionalizantes e vagas de emprego, numa parceria entre a Prefeitura e o Senai de Itu;
    • Retomada dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)
Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web