Itupeva - Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2017 - Hora:13:33

Dia da Natureza: conscientização sobre a importância da preservação ambiental

 

Após as ações que marcaram a comemoração do Dia da Árvore, com o plantio de mais de 200 mudas e também as atividades nas escolas da rede municipal de ensino, nesta quarta-feira (4) a Prefeitura de Itupeva celebra o Dia da Natureza e o Dia dos Animais.

 

“Itupeva é privilegiada pois possui dois importantes biomas: Cerrado e Mata Atlântica. Espécies da fauna e da flora originários destes dois biomas podem ser observados aqui. A natureza nos ensina a cada instante. Cada ser vivo que está inserido deve ser respeitado por suas peculiaridades”, comentou Renato Gonçalves, secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

 

Desde o início deste ano, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria de Educação, trabalha nas escolas o tema “animais”.

 

Entre os assuntos estão a importância em preservar o Cerrado e a Mata Atlântica, bem como mamíferos (capivara, veado, ouriço, saguis), aves (tucano, coruja, gavião, maritacas), répteis (sucuris, jiboias, cascavéis, cágados), anfíbios (sapos, rãs) e peixes (traíras, jundiá). Na fauna doméstica, destacam-se os equinos, cães, gatos, ovinos, bovinos e caprinos.

 

 

Animais domésticos – Quando o assunto é a compra de um novo bichinho de estimação, os especialistas orientam as pessoas a adotarem cães e animais vacinados e castrados.

 

“Se você pretende ter um animal, converse antes com a família para ver se todos concordam com a decisão. Uma das maiores causas de abandono de animais ocorre porque os familiares não conversaram antes de adquirir um animal”, completou o secretário.

 

Veja como proceder a guarda responsável de animais domésticos:

 

- Não mexa com o animal quando ele estiver comendo ou próximo à comida;

- Mantenha-o sempre dentro do quintal de casa, jamais solte-o na rua; 

- Passeios são essenciais ao animal, tenha a certeza de que conseguirá contê-lo em casos de imprevistos. Procure conduzi-los apenas com coleira/guia e focinheiras quando forem cães agressivos;

- Você é responsável pela saúde física e psicológica do animal. Ele precisa de abrigo, alimento, higiene, local limpo, vacinas e acompanhamento de médico veterinário. Algumas raças precisam de mais carinho e atenção do que outras, informe-se;

- Você também é responsável pela educação do animal, procure torná-lo um ser sociável.;

- Seja responsável pela recolha e destinação dos dejetos para local apropriado;

- Informe-se sobre a legislação do município sobre animais. Procure identificar o animal com plaqueta na coleira, caso o mesmo se perca;

- Castre o animal, evitando assim crias indesejadas.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web