Itupeva - Terça-Feira, 06 de Novembro de 2018 - Hora:09:11

Dia de Preservação dos Rios e Mananciais é celebrado com apoio a projetos ambientais em Itupeva

 

O município de Itupeva comemora nesta segunda-feira (5), o “Dia de Preservação dos Rios e Mananciais”. A celebração é mais uma data comemorativa associada ao calendário de temas ambientais do município, previsto na Lei Municipal nº 1798, de maio de 2010.

 

A Prefeitura de Itupeva por meio da secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, com o objetivo de cuidar e melhorar a preservação dos corpos hídricos do município, participa ativamente da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) que está vinculada à Agência Nacional de Águas (ANA).

 

Na CT-SA são discutidos os problemas de preservação e utilização dos corpos hídricos da bacia PCJ, e Itupeva está contínua nos case’s de análises e propostas, que são encaminhadas à ANA para indicadores e planejamento para saneamento e preservação da bacia.

 

A Prefeitura também busca apoiar projetos ambientais para a preservação de nascentes do município de Itupeva. “Trabalhamos na condição de intermediadora entre produtores rurais e empresários que buscam áreas para suas compensações ambientais, já acertou área de 42.000m², garantindo recuperação de nascentes nas divisas de Itupeva e Indaiatuba às águas das nascentes e à montante do projeto do reservatório de segurança hídrica que terá a parceria de vários órgãos oficiais, dentre os quais a Sabesp, responsável pelo projeto executivo da obra”, comentou Renato Gonçalves, secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

 

Até início do próximo ano, a Prefeitura entregará 3,5ha de áreas urbanas reflorestadas às margens do Rio Jundiaí. A iniciativa colabora para desassoreamento e preservação de Área de Proteção Permanente (APP) às margens do Rio Jundiaí, importante corpo hídrico do município.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web