Jundiaí - Domingo, 31 de Outubro de 2021 - Hora:10:55

Em jundiaí plantio de árvores ajuda a recuperar nascentes e transforma cenário de propriedades rurais

Muitos proprietários rurais de Jundiaí (SP) investiram no plantio de árvores e colheram resultados disso.

 

A falta de água esteve no centro de muitas conversas nos últimos tempos. Um dos caminhos para cuidar desse bem tão importante é o reflorestamento. Isso protege a terra, as nascentes e ajuda a produzir água. Muitos proprietários rurais de Jundiaí (SP) investiram no plantio de árvores e colheram resultados disso.

 

Em um sítio da cidade, que tem plantação de frutas e umas vaquinhas para produção de leite, nem sempre foi assim. O lago voltou a aparecer depois que pouco mais de um hectare foi reflorestado.

 

Toda a área era um pasto, descampado e sem nenhuma árvore. O gado vinha e pisava nas nascentes e a água estava diminuindo. Até que, em 2019, tudo mudou.

 

Sandra precisava reflorestar a propriedade e criar uma área de preservação permanente. No estado de São Paulo, toda propriedade tem que ter, pelo menos, 20% de área de mata nativa. No entanto, ela enfrentava dificuldade por conta do valor para reflorestar. Foram plantadas duas mil mudas de árvores, como ingá, mutamba e aroeira. Segundo ela, o crescimento das raízes ajuda a agregar o solo.

 

As mudas são doadas por empresas que precisam fazer compensações ambientais e procuram a Prefeitura de Jundiaí, que tem um programa que faz a intermediação.

 

No sítio do produtor rural Ivanir Fontebasso, há uma plantação de caqui com 12 mil pés. Bem ao lado, um braço do Rio Jundiaí Mirim, que teve a margem toda reflorestada. Ele já tinha uma área de preservação permanente no sítio e não precisava plantar mais árvores, mas, como a área próxima ao rio não era usada e ele soube da importância de ter árvores por ali, decidiu reflorestar.

 

Mil mudas de árvores nativas foram plantadas há cerca de cinco anos, quase um hectare reflorestado. A cara da paisagem já mudou e, agora, os visitantes também são outros, como macacos, por exemplo.

 

Os produtores sabem que o resultado desse reflorestamento vem com o tempo. Um trabalho de formiguinha, mas que dá um enorme orgulho para quem ajuda a produzir esse bem tão precioso.

 

Fonte: g1.globo.com

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web