Itupeva - Segunda-Feira, 08 de Outubro de 2018 - Hora:15:15

Emoção marca palestra sobre câncer de mama na abertura oficial do Outubro Rosa em Itupeva

 

A Prefeitura de Itupeva realizou na tarde desta quinta-feira (4) a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa deste ano. O evento foi realizado no Espaço HTPC e contou com uma palestra com o especialista em ginecologia, obstetrícia, mamografia e mastologia Rodrigo Brandão. O assunto principal foi o câncer de mama e duas mulheres deram seus depoimentos.

 

“Se hoje vivemos mais por causa da medicina avançada também precisamos insistir neste assunto de prevenção das doenças. O câncer de mama é uma das doenças que mais mata no mundo, quando diagnostica ela assusta, mas precisamos saber que se for descoberta no início tem cura, por isso a importância da campanha para orientar a população”, comentou o secretário de Governo e vice-prefeito Alexandre Mustafa, que representou o prefeito Marcão Marchi.

 

Entre os temas abordados dentro da temática do câncer de mama, o especialista comentou sobre a prevenção, os exames de toque que devem ser feitos periodicamente, a mamografia e como funciona o tratamento, no caso da descoberta da doença.

 

“Estou aqui para compartilhar esse assunto e conscientizar a todos sobre essa doença. Mesmo com todo trabalho que vem sendo feito os números crescem a cada ano. É importante alertar a população que se o câncer de mama for diagnosticado no início existe grande chance da cura”, ressaltou o palestrante.

 

“Para o Outubro Rosa deste ano, temos motivos para comemorar. De janeiro de 2017 até o final do mês passado fizemos 4462 exames de mamografia, conseguimos vencer a fila de espera”, destacou a secretária de Saúde, Lúcia Checchinato.

 

Emoção - Entre tanta informação apresentada pelo palestrante, que também tirou as dúvidas dos participantes, um momento especial emocionou a todos: depoimento de mulheres que enfrentam a doença e estão realizando os tratamentos necessários.

 

“Estou emocionada pois esse assunto é muito delicado. Estou com essa doença e tenho a esperança que vou me curar. Fui diagnosticada logo no início através dos exames de prevenção e hoje vivo dia após dia, sem pensar no amanhã. Com o apoio da minha família e amigos estou vencendo essas batalhas, com muita fé vou vencer essa guerra”, falou Fabiana Vieira Alves de 40 anos.

 

“Há um ano descobri que estava com a doença e de lá pra cá vem sendo uma luta, mas procurei encarar de forma normal, sempre acreditando na cura. Posso dizer que sou exemplo, não deixei a doença me abater e enfrentei o problema de frente, hoje estou quase curada”, disse Simone Santoro, educadora física.

 

Durante o evento também estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves; o Ouvidor Municipal, Danilo Pezenti; as vereadoras Tatiana Salles, Ana Paula Marciano e os vereadores Valdir Ceará e Cesar Farali.

 

Outras ações - A campanha iniciou-se de forma não oficial, no último domingo (30) com a Roda de Conversa, na Ação Itupeva Social, no bairro Rio das Pedras, debatendo o assunto ‘Câncer de Mama’.

 

Nesta quarta-feira (3), o Fundo Social de Solidariedade deu início aos cortes de mechas de cabelo, ação que acontecerá todas às quartas do mês de Outubro, das 9h às 11h e das 13h às 16h, no Fundo Social, localizado na rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, 100, Jardim São Vicente. Mais informações pelo telefone (11) 4496-3131.

 

Durante todo o mês, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) também vão receber ações. No dia 20 (sábado), as ruas da região central da cidade serão tomadas pela cor rosa, em uma ação promovida pela Prefeitura de Itupeva. Nesta data está programada uma caminhada em conscientização ao Outubro Rosa.

 

O percurso de 5 km terá largada e chegada no Parque da Cidade, que abrigará ainda serviços do programa Saúde em Dia, como o consultório móvel para exames de mamografia, aferição de pressão, orientações básicas e Práticas Integrativas (como Reiki, Cromoterapia e Tabagismo).

 

No dia 24 (quarta), também no Parque da Cidade, haverá um aulão de zumba/ritmos, das 19h às 21h. Todas as pessoas que forem participar devem usar uma camiseta rosa. Não haverá cobrança de ingresso.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social lançou a campanha ‘Nós, Mulheres!’, que acontece todo o mês e vai falar sobre a importância da mulher na família e na sociedade, resgatando a autoestima feminina. Os encontros acontecem todas as segundas das 10h às 11h, nos CRAS Hortênsias e às sextas, das 9h às 10h, no CRAS Central.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web