Itupeva - Segunda-Feira, 09 de Abril de 2018 - Hora:13:59

Há 63 anos, mais de 100 km de fé e devoção em Itupeva

 

Pegar a estrada e dirigir por quase 60 quilômetros é algo que muita gente está acostumada. Fazer um percurso destes em dois dias, contando ida e a volta, a pé, de bicicleta ou montado num cavalo para celebrar a fé e a devoção religiosas não é para qualquer um. Há 63 anos, a Associação dos Romeiros de Itupeva é exemplo de união, força e superação que mantém viva esta tradição - mais antiga que o próprio município. Todo o esforço é sempre recompensado na volta para casa, quando centenas de pessoas se aglomeram em frente à Paróquia São Sebastião para aguardar o retorno dos romeiros.

 

O percurso até Pirapora do Bom Jesus é feito por trechos de asfalto e terra, passando por paisagens exuberantes. Nele se misturam várias gerações de romeiros, desde os fundadores da associação que participaram da primeira edição, em 1955, até crianças de colo. Famílias inteiras sempre com um largo sorriso no rosto, mesmo depois de horas e horas de estrada.

 

A moda de viola, os gritos de incentivo e as orações fazem parte da trilha sonora destes romeiros. Na chegada ao Santuário do Senhor Bom Jesus, o sentimento de fé redobra. Na missa de domingo (8), logo às 5h, a consagração e também uma homenagem dos romeiros ao padre Sílvio Andrei - que celebrou a missa de ação de graças.

 

Depois da obrigação, veio a pausa para o café da manhã, o ritual de arrumar as malas e a partida para a estrada. “O povo peregrino marcha na fé, na esperança e no amor, seguindo o caminho do Senhor. A Igreja Católica apoia iniciativas como esta, que passam de pai para filho e reforçam a fé em toda a família cristã”, comentou o padre Marcos Adriano Paulino, enquanto aguardava a chegada dos romeiros em frente à paróquia, no final da tarde de domingo (8).

 

Desfile - Na praça da Matriz, como é conhecida, havia atrações para as crianças como pipoca, algodão doce, bexigas e pintura facial. A Banda Progresso Louveirense, sob a regência do maestro Maycon de Paiva, encantou o público com um vasto repertório musical.

 

O ápice se deu a partir do momento em que o caminhão do Corpo de Bombeiros desceu pela avenida Brasil, transportando a imagem de Bom Jesus. À frente, os romeiros que foram a pé até Pirapora. Depois vieram os ciclistas, motociclistas, charreteiros, cavaleiros e amazonas escoltados pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Setor de Ambulâncias e pelos agentes de trânsito da Prefeitura. Durante todo o trajeto da romaria, a Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade também deu suporte aos participantes por meio do caminhão-pipa.

 

“Só Deus para proporcionar uma alegria tão grande como esta. Famílias inteiras mantendo a tradição da romaria, que mais um ano foi 100%. Estou muito feliz”, dizia Walmir Falco, presidente da Associação dos Romeiros de Itupeva.

 

O prefeito Marcão Marchi e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Dani Marchi, participaram de toda a romaria e saudaram os participantes. “Estou muito feliz por este momento e quero aqui prestar uma homenagem ao meu pai, o Turcão, que me ensinou a amar a romaria desde que eu tinha 5 anos de idade. Meu pai faz parte dela há 63 anos, assim como muitas famílias itupevenses que vimos nesse final de semana. Lutaremos sempre para que esta tradição seja mantida em nosso município”, afirmou o prefeito.

 

Participaram da romaria, também, o secretário de Governo, vice-prefeito Alexandre Mustafa; a secretária de Gestão, Juliana Ferreira Aleixo; o secretário de Habitação, Obras e Urbanismo, Bruno Gonçales; o chefe de Gabinete, Liráucio Tarini Junior; o secretário de Agricultura e Turismo, Marcos Brunholi; o secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Renato Gonçalves; os vereadores Angelin Lourenção, Ezequiel Alves de Oliveira e César Faralli.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web