Itupeva - Segunda-Feira, 14 de Setembro de 2015 - Hora:09:43

Jane Bergantin. Professora de Educação Física. Talento e competência no esporte

Formada pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEFJ), Jane Aparecida Bergantin, em 1999 ela estagiou nas oficinas de tênis para alunos das escolinhas  instaladas  no Bolão, em Jundiaí, bem como para alunos com deficiência do PEAMA, onde decidiu atuar profissionalmente para este tipo de público.

 

Em 2001 coordenou a etapa estadual da Special Olympics realizada em Itanhaém/SP, e foi técnica, em 2002, da equipe do Estado de São Paulo, na fase nacional da Special Olympics.  Em 2003 iniciou uma fase de aulas na modalidade de tênis numa academia de Itupeva.  Em 2004 começou a trabalhar o tênis para alunos da APAE.

 

Inicialmente como professora voluntária, no segundo semestre foi admitida em definitivo pela entidade. A dedicação e competência no trabalho com deficientes começou a dar frutos, quando em 2005 teve a primeira participação de alunos da APAE de Itupeva na etapa estadual  Special Olympics realizada em Itatiba/SP.

 

Desta participação uma aluno de Itupeva foi selecionado para a etapa nacional e Jane foi efetivada como técnica de tênis da APAE. Em 2006, já como técnica da equipe do Estado de São Paulo ela participou da etapa nacional da Special Olympics realizada em Mogi das Cruzes/SP.

 

Em 2008 Jundiaí/SP sediou o I Panamericano de Tênis da Special Olympics e ela foi a técnica da equipe brasileira de tênis que disputou o Panamericano, com um atleta da APAE de Itupeva competindo pela equipe brasileira. Em 2010 foi conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Itupeva.

 

Avançando no trabalho com deficientes, com transporte para os alunos da APAE, aumentou a participação de alunos da entidade e, através desta ação três alunos da APAE são classificados para a etapa mundial da Special Olympics, realizado na Grécia. Em 2011 criou o PEPT – Projeto de Esportes para Todos. Sonho a ser realizado.

 

Ainda em 2011 ela foi como técnica da equipe brasileira para a etapa mundial da Special Olympics realizada em Athenas na Grécia. Em 2014 assumiu a presidência do Conselho Municipal para a Pessoa com Deficiência de Itupeva. Também viu parte de seu sonho sendo realizado com o início do PEPT, em Itupeva.

 

Também em 2014 dois alunos da APAE conseguem vagas para a etapa mundial da Special Olympics a ser realizado em Los Angeles/EUA. Neste ano, coroando este trabalho competente, seguiu como técnica da equipe brasileira, onde na etapa realizada em Los Angeles/EUA, um aluno da APAE conquistou a medalha de ouro.

 

Dinâmica e com persistência em seus objetivos, Jane diz que tem muito ainda a contribuir para o desenvolvimento do esporte para as pessoas com deficiência. Neste sentido ela convida toda a população de Itupeva, de modo particular às famílias que têm deficientes, para um grande evento no Parque da Cidade que será realizado no dia 20 de setembro.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web