Jundiaí - Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2015 - Hora:16:17

Jundiaí está no 10º lugar em potencial econômico

O mercado diversificado composto por indústrias, serviços e novos investimentos proporcionou a Jundiaí a décima posição na lista das cidades de médio porte das Américas com maior potencial econômico.

O destaque foi publicado neste mês pela FDI Intelligence, braço da Financial Times, tradicional jornal britânico especializado em economia mundial. No total, 421 municípios das Américas foram analisados, sendo 77 de médio porte. Apenas outras seis cidades brasileiras estão neste levantamento, porém em categorias distintas.



Apesar da crise econômica que afeta o País, a publicação levou em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Jundiaí - hoje em 0,822, maior que o do Estado (0,783) e que o do Brasil (0,727) -, além do Produto Interno Bruto (PIB), PIB per capita e custo de vida.



Prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi (PCdoB) acredita que, apesar da diminuição do ritmo de crescimento do Brasil, Jundiaí se supera por sua dinâmica. “Num momento de crise, a cidade se destaca pelas condições que apresenta aos seus investidores”, reforça o prefeito, em relação à infraestrutura e economia do município.



Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí, Marcelo Cereser, a diversidade foi um fator chave para que o município alcançasse o resultado. “A nossa economia é eclética, e isso ameniza a crise. Quando uma empresa se instala na cidade, pode até diagnosticar que determinado setor não vai bem, mas sabe que outras áreas estarão em melhores situações.”

 

 

Futuro - Com a formação do Parque Tecnológico e a chegada de novas empresas na cidade, Bigardi aposta que Jundiaí terá estrutura para permanecer na lista divulgada a cada dois anos pela FDI Intelligence. “Além do desenvolvimento, oferecemos segurança para as empresas que aqui desejam se instalar. A questão da água é exemplo disso, pois temos mantido o abastecimento, construído novos reservatórios e ampliado a represa.”



Legislações específicas, de acordo com os gestores, são preparadas com o objetivo de facilitar as relações entre o poder público e o segmento empresarial. Exemplos disso são os programas ‘Desenvolve Jundiaí’ e ‘Emprega Mais Jundiaí’, segundo eles.



Agora, o secretário Marcelo espera que a atual publicação, distribuída em diferentes lugares do mundo, possa fomentar a vinda de novos investidores para o município. “Os interessados vão conhecer o perfil de Jundiaí e buscarão mais informações sobre a cidade. Atualmente recebemos comitivas de empresários de diversos países, e a tendência é que isso seja ampliado.” Hoje, Jundiaí conta com 126 empresas de capital internacional instaladas na cidade, provenientes de 21 países.

 

Fonte: jj.com.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web