Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2016 - Hora:14:04

Liderança em tempos de crise

Por Bruno Caetano diretor superintendente do Sebrae-SP

O líder tem papel fundamental no desempenho de qualquer iniciativa em grupo, incluam-se aí as empresas. Nos momentos difíceis, sua atuação ganha mais importância, principalmente porque cabe a ele determinar eventuais mudanças de rumo. Como em 2016 a economia brasileira continuará derrapando, empreendimentos com boa liderança se colocam em melhores condições de enfrentar o cenário adverso.

 

O comando precisa ser eficiente e só o será se exercido de forma clara. Orientação não compreendida vira conversa de surdos. Quando o líder se faz entender, a possibilidade de erros diminui consideravelmente.

 

Além da clareza, é preciso ter objetivos. Não adianta ser didático sem saber aonde se quer chegar. Em época é de crise, faz-se necessário rever planos, definir novas metas e dizer aos funcionários qual o resultado pretendido. Para tanto, é interessante fazer uma análise do ano anterior, levantar erros, acertos, traçar ações corretivas e estratégias. Quando todos estão bem informados, o trabalho passa a ter um sentido mais concreto e as pessoas se envolvem mais.

 

O líder tem obrigação de conhecer bem seus subordinados. Estar ciente do perfil de cada um, suas qualidades e limitações torna mais fácil delegar tarefas e aproveitar melhor a capacidade dos funcionários. É o caso de colocar as peças certas nos lugares certos.

 

Obviamente ninguém está imune a falhas. Pode acontecer de o líder tomar uma decisão equivocada. Mas quanto mais preparado estiver, maior a probabilidade de acertar. Por isso, o comandante tem de prezar pelo seu autodesenvolvimento. Não basta dar ordens, é preciso se capacitar para coordenar os outros com base em conhecimentos técnicos, comportamentais, empresariais e humanos. 

 

A relação entre empregador e empregado é um dos pontos vulneráveis dentro de qualquer empresa. Pesquisa do Sebrae-SP chamada Lado A Lado B – Mão de Obra mostra que há problemas de relacionamento das partes na opinião de 63% dos patrões e para 20% dos empregados. Conclui-se daí que aperfeiçoar esse aspecto pode proporcionar melhores resultados.

 

O verdadeiro líder é, portanto, alguém que entende de pessoas (e reconhece os méritos de cada um), dá exemplo, ensina, incentiva e mostra o caminho. Além disso, tem uma boa leitura do mercado, age com rapidez e passa confiança.

 

A crise econômica exige atitudes diferentes e põe à prova a capacidade de liderar e propor soluções; quem não perceber isso corre sérios riscos de ter seu empreendimento comprometido.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web