Itupeva - Sexta-Feira, 09 de Junho de 2017 - Hora:15:23

Meio Ambiente: Especialistas em Itupeva alertam para a preservação dos recursos naturais

Duas palestras marcaram mais uma atividade da Prefeitura de Itupeva na Semana do Meio Ambiente, nessa quarta-feira (8) à noite, na Câmara Municipal. Ações nas escolas da rede municipal de ensino, com palestras e teatro, também estão sendo feitas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. No domingo (11) acontece o plantio de mudas no Parque da Cidade

 

A abertura do evento na Câmara foi realizada pelo vice-prefeito Alexandre Mustafa, pelo secretário de Mobilidade Urbana, Renato Gonçalves, pelo presidente da Câmara, Eri Campos, e por representantes do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

 

A primeira palestra ficou a cargo de Thiago Pietrobon, que falou sobre a responsabilidade de cada pessoa na preservação do Meio Ambiente para as próximas gerações. “Quando temos um momento como esse, com a realização da Semana do Meio Ambiente, percebemos que há pessoas querendo mudar e cuidar do nosso Planeta”, afirmou.

 

Entre os assuntos estavam o consumo, a emissão e o descarte de resíduos, as operações sustentáveis, alternativas inteligentes e eficientes para o uso de energia (eletrodomésticos) e formas de auto-geração de energia com aspectos de investimento. A água também ganhou a cena com a menção de formas de economia por meios tecnológicos, como o sistema de vazão em torneiras e caixa d'agua para descargas. O palestrante também apresentou ações simples e divertidas, como uma ampulheta para ajudar a reduzir o tempo do banho.

 

Descarte irregular - A segunda palestra, feita pelo especialista Aguinaldo Leite, foi focada na questão dos resíduos sólidos e apresentou números assustadores. “Estima-se que o Brasil emita 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Deste número, 52% são aqui na região Sudeste, ou seja, metade do que é descartado de forma irregular é responsabilidade dos Estados aqui da região”.

 

A criação de uma política pública de resíduos sólidos e as soluções possíveis para cada tipo de resíduo (orgânico – compostagem; secos – reciclagem e rejeitos; aterros sanitários) também foram destacadas. Leite também falou sobre a logística reversa de descarte (retorno de garrafas e vasilhames, coleta de resíduos recicláveis). E finalizou: “O desafio não é só a falta de recurso, já que necessita de uma demanda grande, mas sim os problemas que envolvem os atores do processo – cidadãos, instituições, comércios".

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web