Sexta-Feira, 26 de Junho de 2015 - Hora:10:35

Miguel participa de assinatura de contrato com Alckmin

O deputado federal Miguel Haddad participou, na manhã desta quinta-feira (25), no Palácio do Planalto, da assinatura do financiamento para integração entre as represas Atibainha (bacia do Sistema Cantareira) e Jaguari (bacia Paraíba do Sul), ao lado do governador Geraldo Alckmin.

O anúncio oficial do financiamento de cerca de R$ 750 milhões para o programa contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff. Esses recursos serão destinados ao projeto de transferência de água entre os dois reservatórios, aumentando a segurança do abastecimento de água para a população.

 

Segundo Miguel, trata-se de uma medida importantíssima, que irá melhorar significativamente o abastecimento hídrico do Estado. “O investimento em água e saneamento básico firmado aqui vai melhorar o atendimento à população como um todo. Temos atualmente estiagens muito longas e a falta de chuva exige mais investimentos”, avalia.

 

Enfatizando a necessidade de medidas urgentes, Geraldo Alckmin afirmou que a iniciativa vai viabilizar mais segurança hídrica para o Estado. “Sabemos da necessidade e estamos buscando parcerias constantes para implantar soluções de médio prazo”, disse o governador.

 

Captação - A obra permitirá a captação de água na represa Jaguari e a transferência para a represa Atibainha. Com vazão média prevista de 5.130 litros por segundo e máxima de 8.500 litros por segundo, o sistema também permitirá o envio de água no sentido contrário, da represa Atibainha para a Jaguari. A transferência estará pronta para funcionar em 18 meses, após assinatura de contrato, no sentido da Jaguari para a Atibainha, reforçando o Sistema Cantareira.

 

A represa Jaguari de Igaratá tem capacidade para 1,2 bilhão de metros cúbicos de água. Sozinha, ela armazena 20% mais água do que o volume útil dos quatro reservatórios do Cantareira. A Jaguari alimenta o rio Paraíba do Sul, situação que não será afetada pela nova obra. A novidade é que a represa poderá também receber ou enviar água para o Sistema Cantareira.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web