Sexta-Feira, 27 de Outubro de 2017 - Hora:16:00

Ministério do Trabalho passa a emitir Carteira de Trabalho Digital

 

Com o avanço da tecnologia, o Ministério do Trabalho lançou a Carteira de Trabalho Digital. Em Itupeva, o serviço já está sendo aplicado. A agilidade da geração da nova carteira é um dos benefícios, já que diminuiu o tempo de emissão de registro de até 30 dias para pouco mais de 20 minutos. Um sistema integrado valida a emissão de acordo com o PIS.

 

“Com essa determinação do Ministério do Trabalho, eles passaram a não enviar as carteiras impressas para o nosso município. Com isso, por tempo indeterminado, em Itupeva as carteiras serão digitais. Para os moradores daqui, por enquanto quem fornece a Carteira Digital é o PoupaTempo de Jundiaí. O atendimento depende de agendamento”, explicou Aline Alves, secretária de Desenvolvimento Social.

 

Com a integração entre bancos de dados do Governo Federal – que, além do PIS, reúne outros dados trabalhistas e previdenciários –, o cidadão tem suas informações cruzadas e analisadas no ato da solicitação da carteira. Pelo novo sistema é possível saber se o cidadão possui, por exemplo, outros documentos ativos, número de PIS anterior ou se está recebendo benefícios federais. A possibilidade de validação on-line de dados nacionais em tempo real também ajuda a combater fraudes envolvendo concessão irregular de benefícios trabalhistas, por exemplo.

 

Outra vantagem da CTPS Digital é que o novo processo também torna o documento 100% gratuito, já que o trabalhador não necessita mais desembolsar pelo valor da foto do registro. Qualquer pessoa pode solicitar a Carteira de Trabalho Digital caso tenha perdido a primeira via da sua carteira de trabalho.

 

Só segunda via - As pessoas interessadas devem fazer a solicitação da Carteira de Trabalho Digital (segunda via) em um posto de atendimento do Ministério do Trabalho. O trabalhador que já tem a Carteira de Trabalho convencional não precisa se deslocar até as agências do MTE para emitir um novo documento, pois a antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web