Jundiaí - Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015 - Hora:10:42

Mulher - Liderança e participação Política.

Por Lurdes Dorta

Em escala local, regional ou global, a liderança das mulheres e sua participação política vem aumentando, mas ainda temos uma sub-representação em posições de liderança, seja em cargos eletivos, de serviços públicos, no setor privado ou na academia. Nos deparamos com esse cenário, apesar de nossas habilidades comprovadas como líderes e agentes de mudança, e do direito de participar igualmente na governança democrática.

 

Os obstáculos à participação na vida política são estruturais, por meio de leis e instituições, que ainda limitam as opções das mulheres de votar ou concorrer a um cargo, e o imaginário que determina lacunas de capacidade, insinuando a todo momento que as mulheres são menos prováveis ​​do que homens de ter a educação, os contatos e os recursos necessários para se tornarem líderes eficazes.

 

Temos que destacar a Resolução de 2011 sobre participação política das mulheres da Assembleia Geral da ONU, “mulheres em todas as partes do mundo continuam a ser marginalizadas na esfera política, muitas vezes como resultado de leis discriminatórias, práticas, atitudes e estereótipos de gênero, baixos níveis de educação”.

 

Temos superado esses obstáculos com grande sucesso, e muitas vezes para o benefício da sociedade em geral. Entretanto, para as mulheres como um todo, o acesso à liderança e participação política deve ser nivelado, abrindo oportunidades para a igualdade.

 

Os protestos nas ruas do país em junho de 2013, que agora vem sendo retomado, mostra a necessidade de uma “reforma política ampla e profunda que aumente a participação popular e o horizonte da cidadania”. A Reforma Política tem sido uma longa aspiração dos movimentos sociais e representa uma oportunidade para promover participação política das mulheres.

 

Sempre que participamos de alguma atividade, fazemos com algum motivo, algum proposito, proponho que este seja as eleições de 2016.

 

Tudo o que fazemos é assim, tem sempre um significado, temos que pensar na transparência da próxima eleição em nossa região e nos envolvermos mais, entender sobre política. Esse assunto se discute SIM!

 

Política é uma daquelas coisas que todo mundo sabe, mas se nos pedem para explicarmos, geralmente sentimos dificuldades. A mesma coisa acontece com a ideia de “poder” e “autoridade”. Qual a diferença entre essas duas palavras? E se pensarmos em mais três palavras “identidade” ,”legitimidade” e “representação”?, aí complica não é mesmo!

 

É por tudo isso que temos que nos envolver cada vez com esse assunto pois entender um pouco mais de política se faz necessário para o momento que estamos enfrentando e principalmente para a escolha do Gestor do nosso município em 2016.

 

Ainda temos tempo!

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web