Vinhedo - Quinta-Feira, 28 de Setembro de 2017 - Hora:13:54

Outubro Rosa: Prefeitura de Vinhedo promove atividades de conscientização e prevenção ao câncer de mama

Caminhada e orientação estão entre as ações preparadas pela Secretaria de Saúde

 

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover diversas atividades nas próximas semanas para conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama. As ações fazem parte da Campanha Outubro Rosa.

 

As atividades começam antes mesmo da virada do mês, já neste sábado, 30, na Praça Santana, das 9h às 11h. Haverá uma ação com a população com o objetivo de levar informações sobre a doença e também sobre a prevenção.

 

No mês de outubro, alguns prédios públicos terão iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa. No dia 22, com início às 9h, haverá uma caminhada na Represa I em parceria com o Fundo Social. A ação será realizada nos municípios de abrangência da EPTV, que apoia a atividade. Já no dia 27, haverá uma atualização sobre Obstetrícia para os profissionais da Rede Municipal de Saúde.

 

Também durante a campanha, as mulheres que procuram as Unidades de Saúde de Vinhedo serão orientadas a se prevenir. As com idade acima de 40 anos terão o exame de mamografia agendado, caso o mesmo não tenha sido feito nos últimos 2 anos. A solicitação será feita na hora por enfermeiros das unidades para liberação do procedimento e agendamento do paciente.

 

A partir dos 50 anos, a mulher deve fazer o exame anualmente. Para as mulheres de risco, ou seja, que apresentam histórico familiar de câncer de mama, o exame é indicado a partir dos 35 anos, a cada dois anos. Caso necessário, as vinhedenses também serão orientadas a realizar exames complementares para diagnóstico de câncer de mama.

 

O câncer de mama 

O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.

 

Todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações, como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos.

 

Autoexame 

O autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Em qualquer alteração (nódulo, retração ou coloração na pele na mama) a mulher deve procurar uma unidade de saúde.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web