Sexta-Feira, 01 de Setembro de 2017 - Hora:14:32

Participantes do ‘Família Acolhedora’ compartilham suas histórias

 

Dez famílias integrantes do “Família Acolhedora” participaram, na tarde desta quinta-feira (31), de um encontro com o prefeito Luiz Fernando Machado no Paço Municipal. Em expansão, o serviço atrelado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) é responsável pelo encaminhamento sigiloso de crianças recém-nascidas e de adolescentes até a idade de 17 anos afastados das famílias de origem por determinação do Judiciário.

 

Cristiane Astorino veio acompanhada da filha Rafaela, de nove anos, e da bebê que acolheram há seis meses, com apenas cinco dias de vida. “Participar foi a forma que meu esposo e eu encontramos para sermos voluntários. Esta é uma experiência engrandecedora: quando achamos estar ajudando, é a criança quem nos auxilia”, explica Cristiane. “Ainda mais por contar com a ajuda da Rafaela, que demonstrou muito amadurecimento desde que acolhemos esta ‘boneca’, como ela carinhosamente a define”, comemora Cristiane.

 

O afastamento da família de origem tem como causas negligências, maus tratos, uso de substâncias psicoativas, violência e abandono, e o acolhimento prossegue até que a criança ou jovem possa retornar. “É claro que criamos vínculos de amor e afeto, mas não posso definir como ruim o processo de desacolhimento, pois nosso objetivo é o bem-estar da criança e a estabilidade de sua situação”, elucida Cristiane.

 

Luiz Fernando deus as boas vindas e comemorou a participação de todos. “Acolhemos no Paço estas famílias que são acolhedoras com o sentimento de gratidão pela importância do que elas fazem. Assim, também divulgamos o serviço para que mais famílias se interessem em acolher um anjo em casa”, disse o Prefeito, que levou os convidados até a sua sala de trabalho para que vissem o panorama da cidade.

 

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, classifica o encontro como alinhado com a proposta de governo. “A ideia é a proximidade da administração com os serviços oferecidos. Estas famílias não são somente acolhedoras mas famílias parceiras acolhedoras. Elas merecem ser prestigiadas e fortalecidas, assim como a brilhante equipe do serviço de acolhimento familiar.”

 

Em espaço mais amplo, discreto e adequado, o serviço atende há dois meses em novo endereço, na avenida Dr. Pedro Soares de Camargo, 587, Anhangabaú. A discrição é importante pois no local são realizados os encontros entre o menor afastado e sua família de origem. Convidado pela equipe para visitar as novas instalações, o prefeito agradeceu. “Nosso olhar deve estar na melhoria dos espaços públicos de que dispomos, a fim de sempre aprimorar o serviço oferecido à população”, comemorou Luiz Fernando.

 

Além do encontro com o prefeito, os convidados confraternizaram durante um café da tarde. O vice-prefeito, Antonio de Pádua Pacheco, também participou do encontro.

 

O serviço


A coordenadora do Família Acolhedora, Cristiane Gozzo, explica que as inscrições para os interessados estão permanentemente abertas e que novo endereço favorece a expansão do serviço. Atualmente, a capacidade é para até 15 acolhimentos simultâneos, mas novas famílias interessadas passam pelo acompanhamento de entrevistas, visitas domiciliares e encontros de capacitação. Não podem participar famílias que estejam na fila para adoção e aquelas cujos integrantes não estiverem de pleno acordo com a participação.

 

São requisitos para participação no serviço ser residente de Jundiaí, possuir idade mínima de 21 anos, não ter interesse em adoção, não possuir antecedentes criminais e não apresentar problemas psiquiátricos e/ou dependência de substâncias psicoativas.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4521-5550 e 4522-1196.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web