Jundiaí - Sábado, 06 de Junho de 2015 - Hora:11:32

Por unanimidade, Compac aprova tombar a ‘Casa Rosa’

Em reunião ordinária nessa terça-feira (2), o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí (Compac) aprovou por unanimidade o tombamento da antiga casa da Família Malpaga, popularmente conhecida como “Casa Rosa”, na Rua Barão de Jundiaí, 260.

O imóvel está no chamado Polígono de Proteção Histórico e Cultural e, desde 2008, existe a discussão sobre a sua preservação. O processo que culminou com o tombamento foi aberto em 2013. A análise feita pelo conselho é a penúltima etapa, que agora precisa do decreto do prefeito Pedro Bigardi para ser concluído.

Trata-se do segundo tombamento realizado pelo Compac. O primeiro foi o da Fazenda Ermida, em 2011, cujo processo foi solicitado pelos proprietários. No caso da “Casa Rosa”, foram munícipes que defenderam a preservação. No dia 6 de maio ocorreu a audiência pública, promovida pela Secretaria de Cultura, quando o tombamento foi discutido e apenas uma pessoa se posicionou contra.

A política de preservação patrimonial é executada pela maioria dos países do mundo e defendida por fóruns da Organização das Nacões Unidas (ONU). Diversas cartas de congressos realizados no século passado fundamentam o processo. “Para nós, é uma alegria muito grande saber que Jundiaí está em um novo ciclo da valorização de sua história”, analisou o diretor de Patrimônio Histórico, Donizetti Pinto.

Para a presidente do Compac, a educadora Maria Angélica Ribeiro, a conscientização é o mais importante. “Os proprietários de imóveis do Inventário de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural (IPPAC), a sua grande maioria na região central, não devem confundir tombamento com a perda do imóvel, pois ele terá de preservar alguns aspectos e existem formas de incentivos para o restauro”, finaliza.

Fonte jundiai.sp.gov.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web