Vinhedo - Sexta-Feira, 07 de Abril de 2017 - Hora:14:12

Prefeito de Vinhedo Jaime Cruz promove a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Municipal

Órgão tem caráter permanente e será deliberativo, consultivo e executivo

 

Mais um importante passo foi dado nesta quinta-feira, 5, com o objetivo de tornar Vinhedo uma cidade cada vez mais segura. Durante a tarde, o prefeito Jaime Cruz promoveu a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada (CGI) da Segurança, órgão criado por ele no dia 1° de janeiro por meio do Decreto Municipal 06/2017.

 

Além do prefeito, participaram do encontro, que ocorreu na Prefeitura, a delegada titular de Polícia Civil de Vinhedo, Luciana Maria de Andrade Botteri; a capitão da Polícia Militar, Lucimara Godoy Vilas Boas; o presidente da Subseção Vinhedo da OAB, Luis Gustavo Sauerbronn; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Vinhedo (Conseg), Edson Geraldo de Oliveira, e Ricardo Guidi, que também integra o Conseg.

 

Também estiveram presentes os secretários municipais Junior Vendemiatti, de Transportes e Defesa Social; Edison Ruiz, de Governo; Alexandre Viola, de Saúde; Renato Shishido, de Obras; Gilberto Lorenzon, de Educação; Junior Choca, de Assistência Social; Luis Fernando Bonesso de Biasi, de Negócios Jurídicos; Adriano Corazzari, de Meio Ambiente e Urbanismo; o controlador geral, Elvis  Tomé; o comandante da Guarda Municipal, Claudemir Bráz de Araújo; e o diretor de Segurança da Setrandes, Anderson Borges Brito.

 

O GGI é um órgão deliberativo, consultivo e executivo, que opera por consenso, sem hierarquia, respeitando a autonomia dos órgãos e instituições que o compõem. Entre as suas funções estão estabelecer um sistema de integração entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Estadual de Segurança e a Administração Pública Municipal; identificar os principais fatos que influem na criminalidade e violência, a fim de propor soluções adequadas e efetivas às demandas; elaborar instrumentos específicos, objetivando a implementação de ações preventivas, a qualificação da formação profissional, a modernização da gestão do conhecimento, a reorganização institucional e a otimização do controle externo; e fomentar o aperfeiçoamento dos órgãos integrantes e vinculados ao Sistema de Segurança Pública de Vinhedo.

 

“Para nós enquanto cidade, enquanto governo, esse dia é muito marcante. Estamos aqui com todas as forças de segurança da cidade e com um objetivo em comum. É um privilégio estar em um momento como esse. É um momento histórico para a cidade de Vinhedo”, declarou o prefeito Jaime Cruz.

 

O prefeito Jaime Cruz explicou como será a integração entre as secretarias municipais e os demais membros do GGI. O diretor Anderson Brito esclareceu que o órgão poderá criar Câmaras Temáticas de Segurança; monitorar e avaliar a execução do Plano Municipal de Segurança; contribuir para a integração e harmonização dos órgãos do sistema de justiça criminal e mediar os planejamentos operacional entre os órgãos que o compõe.

 

O secretário de Transportes e Defesa Social, Junior Vendemiatti, salientou que já há uma integração na prática entre a Guarda Municipal e as polícias Civil e Militar, mas observou que com a criação do CGI serão criadas ferramentas importantes para a realização desse trabalho, como por exemplo um observatório de análise e discussão dos índices de criminalidade.

 

Agora, os próximos passos do GGI são a criação de um regimento próprio e a definição da periodicidade dos encontros, que poderão ser realizados tanto na própria Prefeitura, como ocorreu hoje, como em outros locais.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web