Vinhedo - Sexta-Feira, 28 de Julho de 2017 - Hora:08:42

Prefeito Jaime Cruz cria comissão para a implantação de programa que levará equipes médicas à casa dos vinhedenses

Novo projeto será criado a partir da Unidade Básica de Saúde que está em construção na Vila Garcez, na região da Capela

 

A Prefeitura de Vinhedo deu nesta semana mais um passo importante para que a cidade possa ter, em breve, o Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), que levará equipes médicas à casa dos vinhedenses. Na terça-feira, 25, o prefeito Jaime Cruz nomeou uma comissão dentro da Secretaria de Saúde que ficará responsável pela implantação do programa.

 

“Com esse programa, daremos início a um novo formato de atendimento em Vinhedo. Cada equipe da ESF será composta por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Nesta composição, também estão previstas equipes de saúde bucal com cirurgião dentista, auxiliar e técnico de saúde bucal. O Agente Comunitário de Saúde terá um papel importante na educação em saúde, atuando principalmente na promoção e prevenção”, explicou o prefeito Jaime Cruz.

 

O Programa Estratégia de Saúde da Família será implantado a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS) que está em construção na Rua Agenor de Matos, ao lado do Complexo Educacional Norberto Elias, na Vila Garcez, região da Capela.

 

O Programa Estratégia de Saúde da Família, do Ministério da Saúde, tem como objetivo redirecionar o modelo de saúde no país, fortalecendo a atenção básica à saúde dos pacientes, por meio de uma equipe multiprofissional atuando em ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, sempre com foco na saúde da comunidade.

 

“Esse programa considera a tendência mais moderna dos serviços de saúde que priorizam o conhecimento do paciente no ambiente em que vive, atendendo as necessidades em tempo oportuno, antes do adoecimento, de forma a possibilitar o oferecimento de intervenções precoce. Este vínculo é fundamental nas ações preventivas e na busca ativa pelo usuário doente ou em risco de adoecer”, completou o secretário de Saúde, Alexandre Viola.

 

UBS

A UBS em construção na Vila Garcez é financiada com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; licitada e executada pelo Governo do Estado e, depois de concluída, será entregue ao município de Vinhedo.

 

A unidade terá 819 m2 de área construída e será composta por duas salas de espera, recepção, fraldário, sanitários masculino, feminino e adaptados, nove consultórios para atendimento de pacientes sendo um odontológico, sala de curativo, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta laboratorial, sala de atividade coletiva, sala de trabalho para agendes comunitários, sala de dispensação e estoque de medicamentos, sala de observação para três leitos com banheiro, sala de prontuário, sala administrativa, sala de trabalho para agentes comunitários, sala de expurgo, sala de lavagem e desinfecção química, sala de esterilização, sala para descarte de resíduos, área de esterilização, almoxarifado, copa, espaço coberto para atividade e playground.

 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web